LTC3642 - Conversor Buck Para 45 V x 50 mA (COM036)

A Linear Technology (www.linear.com) recomenda o LTC3642, um conversor buck para 45 V x 50 mA com apenas 12 uA de corrente quiescente. O componente é fornecido em invólucro MSOP-8 ou de 3 mm x 3 mm. A faixa de tensões de entrada vai de 4,5 V a 45 V havendo uma proteção contra transientes até 60 V. O dispositivo é ideal para aplicações de controle automotivos e industriais de 4 mA a 20 mA. O LTC3642 utiliza uma retificação interna sincronizada e modo de corrente programável para otimizar as aplicações de baixa corrente. A eficiência alcança 93% com uma corrente quiescente muito baixa que maximiza a autonomia da bateria. Encontramos neste circuito chaves de potência sincronizadas do lado positivo da alimentação (high-side) o que o torna ideal para aplicações alimentadas por bateria. Dada a estabilidade inerente do conversor, sem compensação externa necessária, a solução ocupa menos espaço. O novo componente está disponível tanto nas versões com tensão de saída ajustável (a partir de 0,8 V) como fixa de 3,3 V ou 5,0 V de saída.

Na figura 1 temos um regulador que reduz de 24 V para 3,3 V a tensão de uma fonte.

 

Redutor para 3,3 V x 50 mA
Redutor para 3,3 V x 50 mA

 

Na figura 2 temos um circuito de 5 V x 50 mA de saída de alta eficiência com uma ampla faixa de tensões de entrada.

 

Regulador de 5 V de alta eficiência
Regulador de 5 V de alta eficiência

 

A corrente máxima do circuito mostrado na figura 3 é da ordem de 35 mA. Ele converte uma tensão positiva de entrada de 4,5 a 33 V em uma tensão de 12 V negativos.

 

 

Fonte de tensão negativa
Fonte de tensão negativa

 

* Faixa de tensões de entrada de 4,5 V a 5 V, tolerante a transientes de 60 V

* Chaves internas do lado alto e baixo

* Não necessita de compensação

* 50 mA de corrente de saída

* Alta eficiência. Até 93%

* Baixa corrente quiescente: 12 uA

* Saídas ajustáveis a partir de 0,8 V e fixas de 3,3 e 5 V

 

Entre em contato com o distribuidor deste componente

Datasheet do LTC3642

 


Opinião

Olhando para o futuro

Já estamos aprendendo a viver com a pandemia e nos preparando para os tempos em que tudo voltará ao normal, mas não o normal a que estávamos acostumados. Um novo normal, com novos hábitos, a tecnologia aplicada talvez de uma forma diferente, novas profissões e principalmente tecnologias específicas que antes não haviam sido pensadas.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia