Este artigo foi escrito em 2007 com base em documentação da Allegro. Sugerimos que se verifique a disponibilidade do componente em nosso mercado antes de se realizar algum projeto que o utilize.

Um destaque da Allegro MicroSystems (www.allegromicro.com) é um circuito integrado que consiste num driver de motor sem escovas de baixa tensão com comutação hall e comutação suave, além de proteção contra inversão de bateria, curto-circuito e shutdown térmico.

O novo componente possui o modo unidirecional de trabalho para permitir a rotação do motor num único sentido. Uma técnica de estabilização do sensor hall, permite uma resposta precisa do sinal em toda faixa de operação.

O pino sleep permite que um sinal lógico externo habilite ou desabilite o circuito, de modo a diminuir o consumo. No modo sleep o consumo é muito baixo. O componente é fornecido em invólucro MLP/DFN.

O sensor hall é usado para detectar a posição de um imã rotativo preso ao motor. Um processo de integração CMOS proporciona toda a integração do componente, incluindo o sensor Hall, o circuito de controle e a ponte de controle do motor.

O A1442 emprega um algoritmo de comutação suave que reduz o ruído de comutação e a EMI. Com esse dispositivo não é preciso usar um FET para ligar e desligar o circuito. Na figura 1 temos o diagrama de blocos desse novo componente da Allegro MicroSystems.

 

 A1442
A1442

 

Na figura 2 temos um circuito de aplicação.

 

Circuito de aplicação.
Circuito de aplicação.

 

Datasheet do A1442