MB3817 - controlador de regulador chaveado - Fujitso (COM103)

Este artigo foi preparado com base em documentação técnica do próprio fabricante. A documentação é de 2007, assim antes de iniciar um projeto novo que o utilize, sugerimos consultar o fabricante sobre sua disponibilidde no mercado.

O circuito integrado MB3817 da Fujitsu pertence à família de ASSPs bipolares para aplicações em fontes de alimentação. Este componente consiste num controlador regulador chaveado do tipo PWM (Pulse width modulador - modulador de largura de pulso), projetado para aplicações de alta velocidade e baixa tensão.

O dispositivo é fornecido em invólucro plástico SSOP de 16 pinos, conforme mostra a figura 1.

 

SSOP de 16 pinos.
SSOP de 16 pinos.

 

A pinagem para o dispositivo é mostrada na figura 2.

 

Pinagem
Pinagem

 

O dispositivo pode ser usado tanto nas aplicações de redução como aumento da tensão (método Zeta), exigindo poucos componentes externos, o que o torna ideal para aplicações em fontes internas de dispositivos portáteis de alta performance.

 

Os principais destaques desse componente são:

* Faixa de tensões de entrada de 2,5 V a 18 V

* Referência interna de tensão de 1,5 V com 2% de precisão

* Freqüência de operação máxima de 500 kHz

* Soft start

* Função standby incluída

 

Na figura 3 temos um exemplo de aplicação para um circuito flyback. No site da Fujitsu pode ser obtido o data sheet com outros circuitos práticos de aplicação.

 

Exemplo ed aplicação
Exemplo ed aplicação

 


Opinião

Olhando para o futuro

Já estamos aprendendo a viver com a pandemia e nos preparando para os tempos em que tudo voltará ao normal, mas não o normal a que estávamos acostumados. Um novo normal, com novos hábitos, a tecnologia aplicada talvez de uma forma diferente, novas profissões e principalmente tecnologias específicas que antes não haviam sido pensadas.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia