A documentação em que se baseia esta informação técnica e de 2008 e foi fornecida pelo próprio fabricante do componente, Sugerimos verificar com o próprio a fabricante a disponibilidade do componente no nosso mercado, antes de iniciar um novo projeto que o utilize.

Um destaque da Allegro Microsystems (www.allegromicro.com) é o circuito integrado A4940, que consiste num driver de ponte completa para MOSFET de uso automotivo. O componente é fornecido em invólucro de 24 pinos TSSOP com PAD térmico exposto, conforme mostra a figura 1.

 

O A4940 é fornecido em invólucro TSSOP.
O A4940 é fornecido em invólucro TSSOP.

 

O novo componente possui saídas de alta corrente para excitar MOSFETs to tipo N, com controle independente para cada MOSFET. Uma bomba de carga está disponível para operação com baixa tensão. A faixa de tensões de alimentação vai de 5,5 V a 50 V. O A4940 é especialmente projetado para trabalhar no controle de motores com escovas e outras cargas altamente indutivas. Um capacitor bootstrap é utilizado para fornecer tensões mais altas para o driver, mesmo com tensões baixas de alimentação; Cada MOSFET é controlado de modo independente, e o tempo morto entre a comutação dos dois é configurado através de um resistor externo. Um circuito de diagnóstico indica condições de sobretemperatura e subtensão. Na figura 2 temos o diagrama de blocos do componente.

 

Diagrama de blocos do A4940.
Diagrama de blocos do A4940.