NOSSAS REDES SOCIAIS -

Utilizando o A3966 Como Driver de Ponte-H - Allegro (COM129)

Esta informação técnica foi obtida de documentação do fabricante do componente em 2009. A aplicação é, portanto atual mas é preciso verificar a disponibilidade do componente no mercado.

Uma grande quantidade de eletro-eletrônicos modernos usam no sistema de propulsão de suas partes móveis motores de passo que devem ser controlados preciso por uma ponte H. A Allegro Microsystems (www.allegro.com) possui na sua linha de produtos destinados a este tipo de aplicação o circuito integrado A3966. Este componente inclui diversos recursos únicos como uma nova estrutura bipolar de potência, além de outros. Segundo a Allegro Microsystems, este novo componente pode apresentar um torque até 40% maior do que os que fazem uso de uma estrutura unipolar. No entanto, para excitar um motor de passo no modo bipolar é preciso contar com um circuito mais completo, como duas pontes H e um circuito de controle de corrente. O circuito integrado apresentado utiliza o processo único DABiC4 da Allegro e pode fornecer correntes de +/-500 mA com tensões até 30 V. Este componente só precisa de um capacitor para o circuito RC de temporização. Na figura 1 temos o circuito típico de aplicação deste componente.

 

Circuito típico de aplicação
Circuito típico de aplicação

 

Observe que este componente utiliza um invólucro SOIC de 16 pinos, ou ainda um invólucro DIP de 16 pinos. Levando em conta a necessidade de dissipação, para a versão de montagem em superfície o invólucro conta com recursos apropriados. Na figura 2 temos o diagrama de blocos do CI.

 

Diagrama de blocos do A3966
Diagrama de blocos do A3966

 

As formas de onda para o controle do motor de passo são mostradas na figura 3.

 

Formas de onda para o controle.
Formas de onda para o controle.

 

Os leitores interessados em utilizar este componente para novos projetos podem baixar o application note e data sheet diretamente do site da Allegro Microsystems.

 

Datasheet do A3966

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Chegada de novos tempos (OP205)

As primeiras indicações que uma volta a normalidade deve começar a ocorrer em breve anima muitas pessoas. De fato, estamos vislumbrando novos tempos, mas precisamos estar atentos para o fato de que tudo vai ser diferente, principalmente para o nosso mundo da tecnologia.

Leia mais...

Homem
O homem é uma fera domesticada por ela prípria.
(Lhommer est une bête féroce par elle-même apprivoisée.) Pierre Reverdy (1889 1960) O Livro do meu Bordo - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)