HT1117 - LDOs de 1 A para uso geral (COM168)

A Holtek (www.holtek.com) está apresentando a série de reguladores de baixa queda de tensão HT1117 para correntes até 1 A. Essa série é formada por um componente ajustável e 5 outros de tensões fixas, conforme a tabela dada abaixo.

 

 

Esses componentes possuem uma precisão de 2% e uma queda de tensão de apenas 1,1 V para uma tensão de saída de 5 V com 1 A de corrente.

A corrente quiescente é muito, da ordem de 8 mA (tip) e o invólucro é SOT-223, com a pinagem mostrada na figura 1.

 

Figura 1
Figura 1

 

Dentre as aplicações sugeridas estão os terminais ativos SCSI, regulagem secundária em fontes chaveadas, microcontroladores d e baixa tensão, carregadores de bateria, etc. Na figura 2 temos o diagrama de blocos desse componente.

 

 

Figura 2
Figura 2

 

Para uma aplicação com o tipo ajustável temos o circuito mostrado na figura 3 em que também temos a fórmula que permite calcular os valores dos resistores da rede resistiva

 

Figura 3
Figura 3

 

O capacitor c1 será necessário se o circuito regulador ficar longe do último capacitor de filtro do setor retificador. C2 é recomendado para dar estabilidade circuito e o valor é 10 µF.

Para uma fonte fixa, temos o circuito de aplicação mostrado na figura 4.

 

Figura 4
Figura 4

 

Valem as mesmas observações do circuito anterior para C1 e C2.

Para aumentar a tensão de saída utilizando um diodo zener adicional, pode ser usada a configuração da figura 5.

 

Figura 5
Figura 5

 

Finalmente, como utilização de dois dispositivos reguladores dessa série, temos a fonte dupla mostrada na figura 6.

 

Figura 6
Figura 6

 

As fórmulas junto ao diagrama permitem calcular as tensões obtidas. Mais configurações de fontes usando circuitos integrados dessa série podem ser obtidas no datasheet disponível em PDF no site da Holtek.


Localizador de Datasheets


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Chegou 2021 (OP028)

Sim, 2021 chegou e com ele o futuro. As coisas não mais serão como antes e durante todo o ano da pandemia estivemos nos preparando para isso. Analisando as tendências do futuro, o que abordamos em interessante artigo que se encontra no site assim como teremos a versão em vídeo, percebemos que o mundo da tecnologia talvez seja um dos mais afetados pelas mudanças.

Leia mais...