A Holtek (www.holtek.com) está apresentando a série de reguladores de baixa queda de tensão HT1117 para correntes até 1 A. Essa série é formada por um componente ajustável e 5 outros de tensões fixas, conforme a tabela dada abaixo.

 

 

Esses componentes possuem uma precisão de 2% e uma queda de tensão de apenas 1,1 V para uma tensão de saída de 5 V com 1 A de corrente.

A corrente quiescente é muito, da ordem de 8 mA (tip) e o invólucro é SOT-223, com a pinagem mostrada na figura 1.

 

Figura 1
Figura 1

 

Dentre as aplicações sugeridas estão os terminais ativos SCSI, regulagem secundária em fontes chaveadas, microcontroladores d e baixa tensão, carregadores de bateria, etc. Na figura 2 temos o diagrama de blocos desse componente.

 

 

Figura 2
Figura 2

 

Para uma aplicação com o tipo ajustável temos o circuito mostrado na figura 3 em que também temos a fórmula que permite calcular os valores dos resistores da rede resistiva

 

Figura 3
Figura 3

 

O capacitor c1 será necessário se o circuito regulador ficar longe do último capacitor de filtro do setor retificador. C2 é recomendado para dar estabilidade circuito e o valor é 10 µF.

Para uma fonte fixa, temos o circuito de aplicação mostrado na figura 4.

 

Figura 4
Figura 4

 

Valem as mesmas observações do circuito anterior para C1 e C2.

Para aumentar a tensão de saída utilizando um diodo zener adicional, pode ser usada a configuração da figura 5.

 

Figura 5
Figura 5

 

Finalmente, como utilização de dois dispositivos reguladores dessa série, temos a fonte dupla mostrada na figura 6.

 

Figura 6
Figura 6

 

As fórmulas junto ao diagrama permitem calcular as tensões obtidas. Mais configurações de fontes usando circuitos integrados dessa série podem ser obtidas no datasheet disponível em PDF no site da Holtek.