O circuito integrado LM1771 da National Semiconductor (www.national.com), consiste num controlador tipo "buck" de baixa tensão com habilitação de precisão e sem nenhuma compensação externa.(2007)

Na figura 1 temos o diagrama de blocos desse componentes, observando-se suas funções internas. O componente é fornecido em invólucro LLP-6 e MSOP-6.

  

 LM1771
LM1771

 

 O esquema de controle on-time possibilita um projeto simples, livre de componentes de compensação, o que significa um reduzido número de componentes na placa.

O pino de habilitação de precisão permite maior flexibilidade no seqüencialmente de diversas linhas e fixação do ULVO.

O LM1771 também incorpora uma entrada que permite manter constante a freqüência independentemente da tensão de alimentação.

O componente é ainda otimizado para operar numa faixa de baixas tensões entre 2,8 V e 5,5 V e também pode fornecer tensões de saída tão baixas como 0,8 V.

Excitando PFETs externos pode-se obter uma eficiência de até 95%. Na figura 2 temos um circuito de aplicação desse componente.

  


 

 

 Existem três versões disponíveis do LM1771, dependendo da freqüência de comutação. As freqüências nominais estão na faixa de 100 kHz a 1 MHz.

 

Destaques: 

* Faixa de tensões de entrada de 2,8 V a 5,5 V

* Tensão de referência de 0,8 V

* Habilitação de precisão

* Corrente quiescente baixa de 400 uA

* Soft-start interno

* Proteção contra curto-circuito

* Não precisa de compensação

* Freqüência constante na faixa de saída

 

Aplicações: 

* Reguladores Step down de alta eficiência

* Fontes para FPGAs, DSPs, ASICs

* Set top boxes

* Modems

* Impressoras

* Servidores

* Cartões gráficos

 

Datasheet do LM1771