A Intersil (www.intersil.com) lançou em setembro de 2007 o ISL8009, que é considerado o conversor buck mais eficiente em termos de energia disponível no mercado. Com a finalidade de estender a durabilidade da bateria e economizar espaço, o novo componente integra o FET regulador, sendo ideal para aplicações como comunicação de dados, telecom, sistemas alimentados por bateria, instrumentação médica, e muitas aplicações industriais.

O novo componente, consiste num controlador integrado para correntes até 1,5 a operando em 1,6 MHz no modo step-down (redutr0 sendo ideal para gerar tensões de saída a partir de 0,8 V a partir da faixa de tensões de entrada entre 2,7 V e 5 V. O ISL8009 está disponível em invólucro 8 LD DFN, conforme pinagem mostrada na figura 1.

 


 

 

A baixa tensão de operação desse dispositivo torna-o ideal para aplicações que usam uma bateria Li+ até 3 baterias LiMH ou ainda uma fonte regulada de 5 V na entrada.

Na figura 2 temos um gráfico que mostra a regulagem típica desse dispositivo numa aplicação prática.

 


 

 

O ISL8009 inclui um par de MOSFETs de canal P e canal N de baixa resistência de condução para maximizar a eficiência e minimizar o número de componentes externos.

Com esses componentes pode-se obter uma queda de tensão de apenas 400 mV com uma corrente de operação de 1,5 A.

Temos ainda a destacar um power-on reset de 200 ms e no modo shut-down o dispositivo descarrega o capacitor de saída através de um resistor de 100 Ω. Softstart interno, proteção contra sobre-corrente e shutdown térmico são alguns outros recursos disponíveis nesse CI.

Na figura 3 temos um diagrama típico de aplicação desse componente.

 


 

 

O diagrama de blocos com todas as funções disponíveis nesse circuito integrado é mostrado na figura 4.

 


" alt=" " border="0" />
 

 

 

Os valores típicos do indutor e capacitor para as diferentes tensões de saída são dados na tabela seguinte:

 

 


 

 

 

Outros destaques:

* Alta eficiência; 97%

* 3% de precisão de saída

* Entrada de habilitação

* Livre de chumbo

* 17 uA de corrente quiescente no modo PFM

 

Datasheet do ISL8009