Com o destaque que se dá aos acidentes com telefones celulares que explodem durante as cargas, é justo que cada vez mais haja uma preocupação com a garantia de uma carga segura para esses equipamentos. (2007)

A Texas Instruments (www.ti.com) está lançando dois novos componentes de uma família cuja finalidade é aumentar ao máximo a segurança na carga de baterias de telefones celulares e também de outros dispositivos portáteis.

Os novos componentes, fornecidos em invólucros de apenas 2 x 2 mm contam com um sistema que monitora as condições de sobre-tensão, sobre-corrente da bateria as quais podem resultar de picos de potência durante o processo de carga, ou ainda devido a problemas do próprio circuito carregador.

Na figura 1 temos um circuito típico de aplicação desses dispositivos.

 

 bq24316
bq24316

 

 

Os dispositivos podem ser controlados por um processador fornecendo também o status da bateria além de informações sobre eventuais condições de falhas.

O primeiro membro dessa família de componentes é o bq24314 para baterias de Li-Ion sendo indicado para proteção quando um carregador falha durante a carga. O dispositivo pode indicar essa condição a um processador controlador como o DM355 da Texas, baseado na tecnologia DaVinci.

Esse componente tem um limiar de sobretensão de 5.85 V. Quando essa tensão é alcançada ele desconecta o carregador de modo a proteger o equipamento. A outra versão do circuito, que é o segundo membro da família, o bq24316 tem as mesmas funções mas sua tensão limiar de sobretensão é de 6,8 V.

 

Destaque desse componentes:

* Tensão máxima de entrada: 30 V

* Suporta até 1,5 A de corrente de entrada

* Possui shutdown térmico

* Resposta rápida (menos de 1 us)

* Sobrecorrente e sobretensão programáveis pelo usuário

* Possui FET integrado e sensor de corrente

* Possui entrada de habilitação

* Possui indicação de status e falha

* Robusto em relação a disparo falsos devido a transientes de corrente.

 

Datasheet do bq24316