Usando Detectores de Tensão APX803L (ART3898)

Um dos pontos importantes em projetos críticos que envolvem microcontroladores ou circuitos digitais é a estabilidade da tensão de alimentação. Variações da tensão de alimentação podem afetar o funcionamento do circuito e em consequência a segurança da aplicação, dependendo do caso. Veja neste artigo como funcionam e são usados os detectores de tensão APX803L da Diodes Incorporated.

Os detectores de tensão de micro-potência da Diodes Incorporated (disponíveis na Mouser Electronics em http://www.mouser.com/new/diodes-inc/diodes-inc-apx803l-detectors/  ) e cujo datasheet pode ser baixado em: http://www.mouser.com/pdfdocs/APX803Lds.pdf  consistem em detectores de tensão de consumo extremamente baixo (1,0 uA típico) cuja aplicação principal é a de supervisionar a tensão de alimentação de microprocessadores e sistemas digitais.

Os tipos disponíveis da série APX803L podem detectar níveis de tensão na faixa de 1,2 a 5,0 V em passos de 0,1 V e com uma precisão de +/- 1,5%,

Na figura 1 temos a pinagem desses componentes que podem ser obtidos em três tipos de invólucros.

 

Figura 1
Figura 1

 

As aplicações incluem computadores, controladores, instrumentos inteligentes, equipamentos portáteis e alimentados por bateria, etc.

A finalidades destes circuitos é enviar um sinal de reset quando a tensão monitorada cai abaixo de um certo valor. O sinal de reset permanece enquanto a tensão monitorada estiver abaixo do nível estabelecido.

A configuração de saída é do tipo dreno aberto e os diversos componentes disponíveis na série tem retardos que podem ser escolhidos entre 0 ms e 450 ms.

Na figura 2 temos um circuito típico de aplicação.

 

Figura 2 – Circuito de aplicação
Figura 2 – Circuito de aplicação

 

O diagrama de blocos do componente é mostrado na figura 3.

 

Figura 3 – Diagrama de blocos
Figura 3 – Diagrama de blocos

 

Na figura 4 temos um diagrama de temporizações em que são mostrados os diversos níveis de sinal em função de uma variação da tensão de entrada que está sendo monitorada.

 

Figura 4 – Diagrama de tempos
Figura 4 – Diagrama de tempos

 


Localizador de Datasheets


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Entrando em dezembro (OP207)

Estamos nos aproximando do último mês desse ano de pandemia (2020), com esperanças para que a vacina chegue logo e possamos voltar à normalidade. Há muito a ser feito a partir de agora e, como temos informados aqueles que nos seguem, nunca paramos. De fato, nosso trabalho tem sido contínuo, com a produção constante de material para o nosso site, lives, livros, vídeos, podcasts e muito mais. Na verdade, a única mudança que tivemos em nossas atividades foi a suspensão dos eventos presenciais. Esperamos que no próximo ano eles voltem, talvez com algumas modificações, mas que possamos estar juntos daqueles que nos acompanham.

Leia mais...