Descrevemos a montagem de um pequeno transmissor que envia os sinais de som da saída das caixas de seu computador para um equipamento de som que receba sinais de FM. Com isso é possível obter uma reprodução dos efeitos sonoros de games e mesmo filmes rodados no DVD do computador, ou músicas tocadas no CD-ROM ou baixadas da Internet com a potência do seu som doméstico, muito maior do que as pequenas caixas convencionais do computador. O circuito é muito simples e tem um alcance da ordem de 20 metros.

 

 

As pequenas caixas amplificadas dos computadores não têm a qualidade que a reprodução dos sons de trilhas sonoras, CDs ou mesmo baixadas da Internet exigem. Além disso, os pequenos alto-falantes têm uma reprodução pobre para os sons graves.

Uma idéia interessante e mesmo sugerida por muitos adeptos do som no computador é conectar as saídas de áudio do PC a um amplificador externo de maior potência como, por exemplo, o som doméstico.

Entretanto, para fazer isso, além dos cabos necessários pode existir o problema adicional delas não estarem muito próximas ou, em alguns casos, como CD-players portáteis tipo 3 em 1, não terem uma entrada para som externo.

Uma solução interessante é a que propomos neste artigo: transmitir sem fio os sons do PC e recebê-los numa freqüência livre da faixa de FM. Se bem que a transmissão seja mono a qualidade da reprodução será a do equipamento usado na reprodução, assim como a sua potência.

O circuito pode ser alimentado por pilhas comuns ou mesmo uma pequena fonte. Na verdade, recomendamos o uso de pilhas pela menor possibilidade de ocorrerem ruídos de transmissão, e o como o consumo é pequeno sua autonomia é muito grande.

 

Como Funciona

A base do circuito é um oscilador de baixa potência com um transistor NPN de alta freqüência BF494 ou equivalente (BF254, BF495, 2N2222, etc.). Nesse circuito, a freqüência de operação é dada pelo circuito ressonante L1/CV. Em CV ajustamos a freqüência para um ponto livre da faixa de FM.

A realimentação que mantém o circuito em oscilação é dada pelo capacitor cerâmico entre o emissor e o coletor do transistor. Tanto este capacitor como C2 devem ser cerâmicos de excelente qualidade e o leitor precisa estar atento ao seu valor correto.

A modulação é feita aplicando-se o sinal de áudio na base do transistor. Isso é feito através de um potenciômetro de ajuste. A finalidade do ajuste é dosar o sinal para que ele não sature o circuito causando distorções.

O sinal gerado pelo circuito é retirado do coletor do transistor e aplicado a uma pequena antena de onde é transmitido. Esta antena deve ser curta e ficar afastada de objetos de metal para que o circuito não se instabiliza.

Uma sugestão é montá-la verticalmente na caixinha que alojará o conjunto.

Um ponto importante neste circuito é a sua estabilidade. Como não existem circuito reguladores, dada a simplicidade do projeto, existe uma pequena tendência de, com o tempo, a freqüência deslocar-se levemente tirando o circuito de sintonia. Isso deve ser compensado com o ajuste do receptor.

O consumo de energia do circuito é muito baixo, recomendando-se sua alimentação com duas ou quatro pilhas pequena. É claro que, com quatro pilhas o alcance será maior.

 

Montagem

Na figura 1 temos o diagrama completo do transmissor para o computador.

 

A montagem numa placa de circuito impresso é mostrada na figura 2.

 

A bobina L1 é formada por 4 espiras de fio esmaltado AWG de 18 a 22 ou então fio comum rígido. O diâmetro é de 1 cm e não é usado núcleo.

O capacitor de sintonia CV pode ser qualquer pequeno trimmer de 10 a 40 pF de capacitância máxima.

Os capacitores devem ser todos cerâmicos de excelente qualidade. Se forem usados transistores equivalentes ao BF494 r BF495 deve ser verificado se a disposição dos terminais é a mesma.

Para conexão ao PC deve ser feita uma adaptação ao jaque e cabo, já que a saída do computador é estéreo e a entrada do transmissor é monofônica. Essa adaptação é mostrada na figura 3.

 

Para as pilhas deve ser usado um suporte apropriado e o conjunto cabe numa pequena caixa plástica do tamanho de uma saboneteira ou pouco maior.

A antena consiste num pedaço de fio rígido encapado de 10 a 20 cm de comprimento. Ela deve ficar montada em posição vertical.

 

Prova e Uso

Para testar o transmissor, inicialmente ligue nas proximidades um aparelho de som com FM ou mesmo um rádio FM comum sintonizado numa freqüência livre (em que não existam estações). Este ajuste pode ser complicado nas localidades mais congestionadas ou se o receptor não tiver boa seletividade. Também será mais difícil fazer este ajuste se o receptor for do tipo digital. Os receptores com sintonia analógica são muito melhores para esta aplicação.

Feito o ajuste do receptor, ligue na entrada do transmissor o computador e coloque um CD para tocar ou algum efeito sonoro. Ajuste o volume para 1/3 do máximo.

Atue então sobre CV até captar o sinal do transmissor. O potenciômetro do transmissor deve estar em sua posição média. Quando captar esse sinal, ajuste o potenciômetro do transmissor para obter a reprodução sem distorção.

Se, ao se afastar do transmissor com o receptor, o sinal desaparecer logo tente nova sintonia. O sinal captado pode não ser o fundamental mas sim um sinal espúrio.

Feita a sintonia e os ajustes é só usar o aparelho.

 

Obs: em alguns casos o circuito pode gerar interferência nos televisores de VHF colocados nas proximidades. A escolha de outra freqüência livre pode sanar o problema.

 

 


Lista de Material

 

 

Semicondutores:

Q1 - BF494, BF495 ou equivalentes - transistor de RF

 

Resistores: (1/8 W, 5%)

R1, R2 - 1 k ohms - marrom, preto, vermelhoSalvar

R2 - 10 k ohms - marrom, preto, laranja

R3 - 6,8 k ohms - azul, cinza, vermelho

R4 - 47 ohms - amarelo, violeta, preto

P1 - 1 k ohms - potenciômetro

 

Capacitores:

C1 - 220 nF - cerâmico

C2 - 2,2 nF - cerâmico

C3 - 4,7 pF - cerâmico

C4 - 100 nF - cerâmico

CV - trimmer - ver texto

 

Diversos:

L1 - Bobina - ver texto

B1 - 3 ou 6 V - 2 ou 4 pilhas pequenas

S1 - Interruptor simples

A - antena

P1 - Plugue estéreo de acordo com a saída de som do computador

Placa de circuito impresso, suporte de pilhas, caixa para montagem, fios, solda, fio blindado, etc.