Muitos equipamentos como set-top boxes usados para recepção de TV a cabo ou satélite se tornaram comuns nas residências modernas. No entanto, como os lares modernos podem ter mais de um receptor de TV, um único set top box estará sempre localizado perto do televisor principal, ou seja, o mais usado.

Considerando que muitas pessoas podem querer usar o equipamento mas com um televisor colocado em outro quarto, o problema é fazer com que o controle remoto possa ser usado e não apenas o sinal recebido.

Uma solução ideal para substituir o controle remoto por IR (infravermelho) consiste em se usar um link de dados de pequena potência via rádio ou RF, conforme sugere a figura 1.

 

 


 

 

 

Neste link o sinal de TV é enviado ao TV remoto via cabo, mas existe um link para permitir o uso do controle remoto à distância.

Como não é prático substituir o controle remoto, uma solução consiste em se usar o controle remoto IR mas em conjunto com um transmissor.

Na figura 2 mostramos um diagrama de blocos que permite entender como isso pode ser feito.

 

 


 

 

 

Neste circuito, o receptor IR recebe o sinal codificado do controle remoto e o usa para modular um transmissor de RF.

Esse transmissor envia o sinal a um receptor junto ao set-top box e o reconverte para a forma infravermelha para ser transmitido na forma de infravermelho para o set top box.

Este sistema pode ser aplicado a outros equipamentos que distribuem sinais de vídeo, como por exemplo um aparelho de DVD ou Videocassete.

 

O Transmissor e o Receptor

Na figura 3 temos o diagrama do transmissor que se baseia em dois módulos.

 

 


 

 

 

O primeiro é o IR1 que consiste num receptor infravermelho TFMS2409 da Temic que é um fotomódulo PCM para controle remoto.

TX1 é um LPRS (Low Power Radio Solutions) TX433-A de 433,9 MHz, um microtransmissor de baixa potência em módulo.

O receptor tem seu circuito mostrado na figura 4 e usa um MICRF001 da Micrel.

 

 


 

 

 

O sinal obtido na saída deste circuito pode ser usado para excitar um transistor com um LED infravermelho apontado para o equipamento que deve ser controlado.