NOSSAS REDES SOCIAIS -

Máquina de choque (ART474)

Eis um modo muito simples de se gerar alta tensão a partir de pilhas e com isso "dar" poderosos, porém inofensivos, choques em seus amigos. O circuito usa pilhas e tem um "vibrador" feito com um relé, capaz de gerar pulsos que superam os 200 volts.

Dar choques nos outros pode não ser uma maneira muito agradável de se demonstrar habilidades nas "coisas da eletrônica" mas sem dúvida alguma impõe muito respeito!...

O que propomos neste artigo é uma "máquina de choques" que a partir de 4 pilhas pequenas ou médias, gera alta tensão suficiente para produzir choques fortes em quem segurar dois eletrodos.

O aparelho pode ser usado em brincadeiras, num massageador eletrônico em armadilhas ou alarmes e em muitas coisas que nos cabe aqui sugerir e muito menos descrever.

 

COMO FUNCIONA

A base do circuito é um relé que possui uma bobina com elevada indutância. Ligando este relé de modo que a corrente passe pelos seus terminais normalmente fechado e comum, teremos um comportamento interessante.

Quando a corrente energiza a bobina ela "puxa" o contacto do relé que então abre interrompendo a corrente. Com a corrente interrompida a bobina deixa de ser energizada e com isso o relé tem os seus contactos NF fechados. A corrente novamente se estabelece e o relé abre. Isso ocorre de forma tão rápida que o relé "vibra" gerando uma corrente pulsante.

A velocidade desta abertura e fechamento do relé e, portanto de sua vibração depende da indutância da bobina do próprio relé e também do capacitor C1.

Assim, conforme o relé usado o leitor deve experimentar capacitores entre 10 e 100 nF de modo a obter o melhor desempenho.

Mas, e a alta tensão?

O que ocorre é que, quando o relé é energizado, a corrente cria em torno de sua bobina um forte campo magnético. Quando o relé é desenergizado, no entanto, o campo se contrai numa velocidade muito maior do que aquele em que ele foi criado. O resultado disso é que ele induz na bobina uma tensão muito mais alta do que aquela que o energizou, ou seja, uma alta tensão.

Dependendo da indutância da bobina esta tensão pode atingir centenas de volts e ela aparece justamente nos extremos da bobina onde estão ligados os eletrodos onde a "vítima" deve segurar.

Em outras palavras, a vibração do relé é acompanhada de uma forte alta tensão que aparece nos eletrodos.

 

MONTAGEM

Na figura 1 temos o diagrama completo de nosso aparelho.

 

Diagrama completo da máquina de choque.
Diagrama completo da máquina de choque.

 

A disposição dos terminais com base numa pequena ponte de terminais fixada numa caixinha ou base de madeira é mostrada na figura 2.

 

Uma sugestão de montagem.
Uma sugestão de montagem.

 

O relé pode ser de qualquer tipo de 6 volts que precise de uma corrente não maior que 100 mA para ser acionado e que tem contactos do tipo NF (Normalmente Fechados).

A lâmpada neon é opcional pois ele acende indicando a presença de alta tensão. Lembre-se que uma lâmpada neon precisa de pelo menos 80 volts para acender.

O capacitor C1 deve ser obtido experimentalmente e C2 pode ser um eletrolítico de 100 a 1000 µF com 6 V de tensão mínima de trabalho.

Recomendamos o uso de pilhas médias ou grandes já que o consumo do aparelho é algo elevado. Não deixe o aparelho ligado por muito tempo, para que as pilhas não se gastem rapidamente. Acione apenas pelos curtos intervalos de tempo em que precisar dos choques.

Os eletrodos podem ser chapinhas de metal, fios desencapados, tubinhos de metal, etc.

 

PROVA E USO

Tendo coragem, segure os eletrodos e ligue S1. Se o choque não o "agradou" troque C1 teste novamente.

Comprovado o funcionamento é só sair atrás das "vítimas".

 

K1 - relé de 6V - G1RC1 ou equivalente

X1, X2 - eletrodos - ver texto

R1 - 470 k ? x 1/8W - resistor - amarelo, violeta, amarelo

C1 - 10 a 100 nF - capacitor cerâmico ou poliéster - ver texto

C2 - 100 µF/6V - capacitor eletrolítico

NE-1 - lâmpada neon comum

S1 - Interruptor simples

B1 - 6V - 4 pilhas médias ou grandes


Diversos:

Caixa para montagem, suporte de pilhas, ponte de terminais, fios, solda, etc.

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Terminando mais um ano (OP198)

Estamos chegando ao final de mais um ano de muito trabalho. Não temos que nos queixar de nossas realizações. Fizemos muito e constatamos que temos ainda muito mais por fazer. Os 365 dias de 2019 não foram suficientes para colocarmos em prática todas as nossas ideias, muitas das quais ficaram para o próximo ano.

 

Leia mais...

Oradores
Os que têm o dom da palavra e são oradores, têm em mão um grande instrumento de charlatanismo: felizes os que não abusam dele. (Ceux qui ont Le Don de La parole et qui son orateurs ond em main um grand instrument de charlatanisme: heureux sils nem abusent pás.)
Sainte-Beive (1804-1869) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)