Neste artigo temos uma seleção de circuitos reguladores de tensão lineares que podem ser usados em projetos de fontes de alimentação. Os circuitos possuem características que permitem fazer sua seleção conforme o tipo de fonte, numa ampla faixa de valores de corrente e de tensão. Este artigo consiste numa excelente referência para o projeto deste tipo de circuito.

As fontes de alimentação são aparelhos necessários em diversos tipos aplicações, sendo por isso utilizadas muitas vezes numa bancada de trabalhos eletrônicos. Da mesma forma, reguladores de tensão que possam fornecer correntes elevadas às etapas de um circuito são freqüentemente solicitados. Reunimos neste artigo configurações comuns com reguladores de tensão lineares que podem ser de grande utilidade para os leitores.

A disponibilidade de reguladores de tensão lineares na forma de circuitos integrados facilita bastante o trabalho do projetista que precisa de uma fonte fixa ou variável com corrente de até alguns ampères.

Com freqüência os leitores precisam procurar nos manuais as configurações que atendam a uma aplicação.

Se bem que existam circuitos integrados também para fontes chaveadas, estes nem sempre podem ser encontrados com facilidade. A própria aplicação também não exige uma configuração sofisticada de maior rendimento, o que a torna muito mais apropriada a um regulador linear.