Reforçador de sinais para TV/FM (ART042)

Para ajudar a aumentar a intensidade dos sinais que chegam até seu televisor, numa localidade de recepção de TV em VHF e FM difícil, damos um circuito reforçador ou booster bastante eficiente.

Este circuito deve ficar junto à antena do televisor ou o mais próximo possível dela (e não junto ao televisor ou rádio) devendo ser alimentado por uma fonte que também daremos no artigo. Na figura 1 temos o diagrama completo do reforçador.

 

 


Figura 1 – Diagrama do reforçador

A disposição dos componentes numa placa de circuito impresso é mostrada na figura 2.



Figura 2 – Placa de circuito impresso do reforçador

A bobina L1 é formada por 11 espiras de fio de 0,5 mm de diâmetro enroladas numa forma de 0,5 cm de diâmetro com núcleo de ferrite. A tomada ou derivação é feita na quarta espira a partir do lado da terra.Observe que a saída deste circuito é para cabo coaxial de 75 ohms. O circuito amplificará bem os sinais dos canais entre 4 e 11. Para atingir também os canais mais baixos deve-se aumentar o número de espiras da bobina.Para atingir canais mais altos deve-se diminuir o número de espiras da bobina.
A fonte de alimentação é mostrada na figura 3.

 


Figura 3 – Fonte de alimentação para o reforçador

O consumo de energia do aparelho é muito baixo, mas é conveniente desligar a fonte quando o aparelho e o televisor (ou FM) estiverem fora de uso. A instalação do sistema é feita conforme mostra a figura 4.

 


Figura 4 – Modo de instalar o reforçador.

Para utilizar, basta ligar o aparelho e o televisor no canal que tenha dificuldades de recepção e ajustar CV para melhor nível de sinal. Depois disso, é só fechar a caixa do aparelho vedando-a de modo a não sofrer a ação da chuva.

Obs: O reforçador reforça sinais que chegam à antena. Se os sinais não chegarem ou estiverem abaixo do nível de ruído, o aparelho não servirá, pois também ampliará o ruído.



LISTA DE MATERIAL


a) Reforçador
Semicondutores:
Q1 - BF970 - transistor PNP de RF
Resistores: (1/8 W, 5%)
R1 - 560 ?
R2 - 3,9 k?
R3 - 10 k?
Capacitores:
C1, C2 - 47 pF - cerâmicos
C3 - 100 nF - cerâmico
CV - trimmer 3-30 a 5-50 pF
Diversos:
L1 - Bobina - ver texto
J1 - conector de saída de 75 ?
Placa de circuito impresso, fios, solda, etc.


b) Fonte
T1 - Transformador com primário conforme a rede de energia e secundário de 12+12V x 250 mA
D1, D2 - 1N4002 - diodos
C1 - 470 ?F x 25V - capacitor eletrolítico
Diversos:
Cabo de força, caixa para montagem, fios, solda, etc.



Localizador de Datasheets


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Mudanças realizadas (OP206)

Nas últimas semanas nosso site e mesmo nossa empresa passaram por diversas modificações, atualizações e lançamentos. Assim, muitos podem ter percebidos alguns problemas de instabilidade do site em certos momentos nas semanas passadas.

Leia mais...