Monitor de tensão para rede trifásica (ART847)

O circuito integrado MID400 da Fairchild (www.fairchild.com) consiste num monitor opto-eletrônico para tensão da rede de energia.

Conforme podemos ver pelo seu circuito equivalente, mostrado na figura 1, ele consiste num LED emissor infravermelho, já com um diodo em paralelo e oposição para acionamento com CA e um circuito amplificador com uma etapa de saída com coletor aberto.

 

Figura 1
Figura 1

 

Esse circuito é configurado de tal forma que o transistor NPN de saída se mantém no corte quando energia está presente na entrada, passando à saturação quando a energia é cortada.

A grande vantagem no uso desse componente está no fato de ser possível obter um isolamento completo da rede que está sendo monitorada.

Com um resistor de 22 k? em série com o LED de entrada é possível usar o circuito diretamente na rede de 110/127 V.

A aplicação que damos, sugerida pela Fairchild em seu Application Note NA-3007 é de um sistema de monitoramento para uma rede trifásica, usando três sensores desse tipo. O circuito é mostrado na figura 2.

 


 

Conforme podemos ver, cada sensor monitora uma das fases e na saída temos um pulso se qualquer das fases for cortada.

Os resistores de entrada podem ser de 22 k? e os resistores pull-up de saída de 3,3 k?. Os resistores de entrada podem ser alterados para monitoramento de outras tensões.

Uma característica importante no circuito é o isolamento de 2 500 V rms entre o setor óptico e o setor de controle do CI.


Localizador de Datasheets


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Chegou 2021 (OP028)

Sim, 2021 chegou e com ele o futuro. As coisas não mais serão como antes e durante todo o ano da pandemia estivemos nos preparando para isso. Analisando as tendências do futuro, o que abordamos em interessante artigo que se encontra no site assim como teremos a versão em vídeo, percebemos que o mundo da tecnologia talvez seja um dos mais afetados pelas mudanças.

Leia mais...