NOSSAS REDES SOCIAIS -

Conheça o L293b – Driver Push Pull de 4 Canais (MEC526)

Este é um interessante circuito integrado ideal para a elaboração de shields de controle de motores de corrente contínua com corrente de até 1 A. Na verdade, diversos shields comerciais fazem uso deste componente. Neste artigo, baseados no datasheet do próprio componente da ST Microelectronics mostramos o funcionamento e uso deste útil componente.

MEC526S

O circuito integrado L293b e L293e da ST Microelectronics consiste em deivers de motores de corrente contínua e outras cargas de até 1 A, disponíveis em dois invólucros, conforme mostrado na figura 1.

 

Figura 1 – Os invólucros
Figura 1 – Os invólucros

 

A disponibilidade nestes tipos de invólucros facilita seu uso no desenvolvimento de projetos numa matriz de contatos. Os invólucros têm respectivamente 16 e 20 pinos.

Os dois tipos usam os quatro pinos centrais para condução de calor que pode ser feita numa área cobreada maior da placa de circuito impresso.

Cada canal é controlado por lógica TTL o que facilita seu uso direto como shield para microcontroladores. Na figura 2 temos a pinagem deste circuito integrado para os dois tipos de invólucros.

 

Figura 2 - Pinagem
Figura 2 - Pinagem

 

Na figura 3 temos os circuitos equivalentes para os dois tipos e os diagramas típicos de aplicação, obtidos no próprio manual da ST.

 

Figura 3 – Diagrama funcional
Figura 3 – Diagrama funcional

 

A tabela abaixo mostra as características elétricas. Mais pode ser obtido no datasheet disponível no site da ST e mesmo em outros lugares da Internet. Para compra sugerimos a busca dos tipos específicos e datasheet no site da Mouser Electronics .

 


 

 

Para acionamento temos abaixo a tabela verdade.

 

Tabela verdade
Tabela verdade

 

Uma primeira aplicação é mostrada na figura 4 consistindo num controle para dois motores. Junto ao diagrama é dada a tabela de controle.

 

Figura 4 – Controle de dois motores
Figura 4 – Controle de dois motores

 

Uma segunda aplicação prática é mostrada na figura 5 onde o dispositivo funciona como uma ponte H para correntes até 1 A. A tabela de controle é dada junto ao diagrama.

 

Figura 5 – Controle bidirecional
Figura 5 – Controle bidirecional

 

Na figura 6 temos o controle de um motor de passo bipolar. O circuito é do próprio datasheet do componente.

 

Figura 6 – Controle de motor de passo bipolar
Figura 6 – Controle de motor de passo bipolar

 

Observe que neste circuito a corrente máxima por enrolamento é de 300 mA.

O L293 deve ser dotado de dissipador de calor que tanto pode ser externo como formando uma área cobreada na placa de circuito impresso, conforme mostra a figura 7. A solução de dissipador externo também é mostrada nesta figura.

 

Figura 7 – Dissipando o calor
Figura 7 – Dissipando o calor

 

 

Conclusão

A solução dada por este componente é interessante num projeto em que a corrente não seja mais elevada. Para correntes maiores sugerimos o uso do L298 explorado no MEC525.

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novembro chegando (OP197)

Novembro é o mês de encerramento das aulas e com isso, diferentemente do que muitos pensam, as atividades estudantis não terminam. Alguns curtirão suas férias, mas outros ficam para exames e mais ainda, precisam terminar seus TCCs.

Leia mais...

Passeio
Oh! Não há nada como um pé depois do outro.
Mário Quintana Sapato Florido - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)