Mais uma vez a tecnologia penetra em nossos corpos criando soluções que eliminam a necessidade de próteses externas e nos tornam verdadeiramente biônicos. Agora é a vez da neurobiônica que está dando a solução para um dos maiores problemas que as pessoas têm: necessidade de óculos para obter uma visão nítida das coisas. Veja neste artigo o que a tecnologia está prometendo para um futuro (próximo?).

Seria possível estimular certas áreas do cérebro para que elas, através de uma ação sobre nossos olhos, ajustassem automaticamente o foco, corrigindo problemas de imagem, eliminando assim a necessidade de usarmos óculos?

A ideia de que existe uma solução biônica para o uso de óculos é interessante e está sendo explorada por pesquisadores da Universidade Vanderbilt.

Segundo esses pesquisadores, estímulos elétricos em determinadas regiões do cérebro podem afetar o processamento das imagens captadas por nossos olhos e o próprio processo de visualização.

Segundo estes pesquisadores, pode-se usar estes estímulos não só para obtermos imagens mais nítidas (quem sabe eliminando a necessidade dos óculos) e até mesmo entender melhor como as imagens são processadas pelo nosso cérebro.

O pesquisador Geoff Woodman recrutou 20 pessoas com visão normal e próxima do normal as quais tiveram de avaliar se duas linhas desenhadas estavam ou não paralelas.

Depois de uma avaliação, foram aplicados estímulos elétricos no cérebro dessas pessoas durante 20 minutos e um novo teste foi feito. Constatou-se um aumento de 75% na precisão das avaliações das pessoas do grupo.

Duas teorias foram citadas para explicar o que ocorre. Na primeira, acredita-se que as correntes ajudem os neurônios a amplificar os sinais visuais e assim ser obtida uma resposta mais nítida às imagens.

Na segunda, acredita-se que a corrente cria um efeito de ruído branco o qual ajuda a eliminar a informação não relevante no sinal de imagem (ruído estocástico, como usado nas telecomunicações para melhorar a inteligibilidade).

A pesquisa ainda está sendo feita e a partir dela, talvez num futuro próximo tenhamos novidades, como o fim dos óculos ou sua eliminação para determinados tipos de problemas.

Eles serão substituídos por um pequeno chip implantado em determinada região de nosso cérebro. Cada vez mais biônicos!