O Site do Hardware Livre - OSHW

O mais poderoso peixe elétrico já visto (MA130)

Já vimos em artigos deste site como “funcionam” os peixes elétricos e até descrevemos experimentos feito com uma pequena espécie de aquário o Itui Cavalo na produção de sinais na faixa de áudio (*). Vimos de que modo o Poraquê, uma enguia elétrica da Amazônia pode produzir descargas que chegam a centenas de volts. Será que existem peixes ainda mais “poderosos”?

(*) MA062 e MA072 são os artigos recomendados

 

Pois bem, em setembro de 2019 recebemos a notícias de que foi descoberta na bacia Amazônica (Rios Negro e Orinoco) uma nova espécie de enguia elétrica cuja descarga pode chegar a mais de 860 Volts!

A enguia, denominada Electrophorus Voltai chega a medir 2 metros e pesar até 20 g, No entanto, trata-se de uma criatura que precisa vir a tona a cada 20 minutos em média para respirar oxigênio.

 


 

 

A foto é do chefe da equipe que descobriu a enguia Carlos David Santana, mostra que se trata de uma espécie semelhante as já conhecidas. O processado de geração de energia é o mesmo que analisamos nos artigos.

Células individuais estão dispostas em série de modo que suas tensões se somem. E, da mesma forma que os peixes desta espécie, ela só é capaz de dar descargas de curta duração, precisam de tempo para se recompor se usar de modo contínuo o órgão.

Assim, se bem que uma descarga possa resultar num flash de uma lâmpada fluorescente, esqueça a ideia de criar o peixe para alimentar sua casa ou para vender o excedente para as empresas de energia.

Não é uma forma alternativa de energia que possa ser considerada eficiente para ser explorada. Nas, se quiser colocar um fosso em volta de sua casa com essas enguias para se proteger de invasores, pode ser uma boa ideia...

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novidades de Outubro (OP196)

Ainda repercutindo nosso mês de aniversários, completamos o mês com a participação da IoT Latin America 2019 onde atendemos nossos amigos no estande da Mouser Electronics. Como sempre, tivemos a satisfação de encontrar amigos, colaboradores e clientes, trocando ideias sobre negócios e o futuro da tecnologia.

 

Leia mais...

Velhos
Os velhos malucos são mais malucos que os jovens. (Les vieux fous sont plus fous que les jeunes."
La Rochefoucauld (1613 - 1680) - Reflexões - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)