Fake News Permanentes (TP030)

Nestes últimos tempos, a propagação de notícias falsas pela internet não se tornou apenas uma praga indesejável como também uma séria ameaça a integridade de nossa sociedade.

Disseminando boatos e notícias falas, as pessoas facilmente influenciáveis são levadas a acreditar no que se deseja propagar favorecendo apenas as pessoas mal intencionadas.

É claro que os mais esclarecidos sempre procurar certificar-se de que o que se propaga é ou não verdadeiro. Mas existe ainda uma enorme parcela da população, mais ingênua, ou ainda incapaz de pensar com exatidão que é facilmente influenciada por essas mensagens ou mesmo vídeos eu trazem conteúdo falso ou inconsistente.

Se o leitor pensa que isso apenas ocorre com coisas do dia a dia e não da tecnologia está enganado.

Muitos aproveitam-se também no mundo tecnológico para propagar vídeos inconsistentes que trazem informações falas, experimentos montados ou ainda alertas inconsistentes sobre perigos inexistentes ou falseados.

São os vídeos que mostram lâmpadas acendendo com batatas quando se esquecem que o princípio da conservação da energia (que não foi lembrado) nos diz que a energia não pode ser criada e que a quantidade de eletricidade que se obtêm numa batata não acende lâmpadas a não ser que tenha sido preparadas com pilhas internas e simplesmente um circuito de toque a ligue ao contato com ela.

São celulares explodindo diante da câmera como se a pessoa que é filmada fosse “inocente” ao ponto de se submeter ao experimento sabendo que iria ser ferida, ou ainda pipocas explodindo ao contato com o celular como se a energia disponível na bateria conseguisse fazer isso, sem levar em conta que a mesa em que o experimento é feito é uma chapa quente.

Tudo para enganar a inocência que as pessoas que não conhecem física, tecnologia ou simplesmente não tem uma forma exata de pensar.

Não sejam enganados. Avaliem o problema. Ele é permanente.

 

 


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia