Transmissor Simples Valvulado (TEL258)

Este artigo faz parte do livro Transmissores e Geradores de RF de Apollon Fanzeres de 1985 que reproduzimos na totalidade para download neste site, pois a parte teórica ainda é atual e alguns circuitos ainda podem ser reproduzidos com facilidade.

V903S

Este transmissor deve exercer um forte apelo ao que se inicia. Extremamente simples pode ser construído para operação somente em onda Al (CW-telegrafia) (figura 1) ou então para fonia (A3) utilizando o modulador da figura 2.

 

Figura 1 - Transmissor simples para operação em onda.
Figura 1 - Transmissor simples para operação em onda. | Clique na imagem para ampliar |

 

 

 

Figura 2 - Modulador para operação em fonia.
Figura 2 - Modulador para operação em fonia. | Clique na imagem para ampliar |

 

 

Notem os leitores que este transmissor, que utiliza apenas duas válvulas — para o iniciante é recomendável utilizar válvulas, por razões explicadas no prefácio e pode operar em todas as faixas do radioamadorismo, e também na Faixa do Cidadão, devendo neste caso haver cuidado para que a potência não exceda o permitido pela lei.

As válvulas utilizadas são, no circuito do cristal, pentodos amplificadores de vídeo, para TV, das quais existem muitas ainda nas prateleiras das casas do ramo. A saída pode ser, desde a clássica 6L6GC, até válvulas de deflexão horizontal, para TV. Deste modo o leitor tem muitos tipos alternativos para construir este transmissor, que é realmente confiável.

A fonte de alimentação está indicada na figura 76; os detalhes para as bobinas estão na tabela VI, e os cristais são indicados na tabela VII.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Notem que a saída deste transmissor se efetua por um acoplamento de algumas espiras, devendo ser ligado a uma antena doublé com impedância da linha de alimentação da ordem de 56 a 76 ohms.

 

 


Opinião

O que vem pela frente (OP210)

Uma das características do Instituto Newton C. Braga é a manutenção do ritmo de suas realizações, independentemente do que se passa no nosso mundo. Não foi a pandemia, nem crises de qualquer tipo que alteraram nosso ritmo de trabalho.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)