NOSSAS REDES SOCIAIS -

Defasagem Corrente e Tensão num circuito RL - Uso do Osciloscópio na Escola – 12 (INS400)

Sabemos que osciloscópio é uma das mais poderosas ferramentas de ensino nas escolas técnicas e mesmo nas escolas de nível médio dentro do programa de ensino de tecnologia (STEM). Com sua ajuda podemos programar diversos experimentos de física, eletricidade, e mesmo de outras ciências e agora de uma forma mais completa se acrescentarmos a isso tudo aplicativos disponíveis para celulares. Neste artigo damos um exemplo, de experimento que pode ser realizado com a ajuda de um osciloscópio, em especial, os modelos InfiniiVision série 2000X e 3000X da Keysight.

Este é um experimento importante nos cursos técnicos, pois serve para demonstrar a defasagem causada pela presença de uma indutância num circuito.

Não precisamos entrar em pormenores técnicos sobre o funcionamento de indutores, capacitores e resistores em circuitos RC, RL, LC e RLC em circuitos de corrente alternada, assim passamos diretamente ao experimento mostrado na figura 1.

 

Figura 1
Figura 1

 

 

Procedimento

Em lugar do gerador de funções pode ser usado um pequeno transformador de 6 a 12 V realizando-se o experimento com uma frequência de 60 Hz em lugar de 100 Hz.

Para indutâncias menores pode-se usar uma frequência proporcionalmente mais elevada.

a) O gerador de funções deve ser ajustado para produzir um sinal senoidal de 100 Hz com uma amplitude de 2 a 12 V.

b) O circuito é ligado da forma mostrada na figura com o uso da modulação externa, devendo, portanto, ser ajustado para EXT.

c) Os ganhos dos canais são então ajustados para se obter o padrão mostrado na figura 1, ou seja, um círculo.

d) Pelo ganho dos canais podemos saber qual é a indutância colocada no circuito.

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novembro chegando (OP197)

Novembro é o mês de encerramento das aulas e com isso, diferentemente do que muitos pensam, as atividades estudantis não terminam. Alguns curtirão suas férias, mas outros ficam para exames e mais ainda, precisam terminar seus TCCs.

Leia mais...

Provar/
O que nunca foi posto em questão nunca foi provado. (Ce quon na jamais mis em question na point été prouvé.)
Diderot ( 1713 - 1784) - Pensamentos Filosóficos - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)