Experimentos com o osciloscópio (INS053)

 

Resposta de Sensores, Repiques e Oscilações Amortecidas

O mais completo de todos os instrumentos da bancada de eletrônica que necessite de recursos completos para análise de circuitos e componentes é o osciloscópio. No entanto, o osciloscópio também é um recurso para demonstrações, experimentações e pesquisa, podendo ser usado em laboratórios de escolas para ensinar muito sobre eletrônica. Temos no site uma série de artigos, em que estamos mostrando experimentos que possuem finalidades didáticas e experimentais usando o osciloscópio. Esses experimentos são de grande utilidade para professores, estudantes e mesmo os leitores que desejem aprender por conta muito sobre componentes e circuitos eletrônicos.

 

 

 

 

Leia mais:

Medindo tensões com o osciloscópio (INS018)

Testando componentes (seção)

 

 

Conforme explicamos já no primeiro artigo dessa série, com o osciloscópio podemos não apenas visualizar formas de onda de sinais como analisar qualquer tipo de fenômeno transitório e até levantar curvas características de circuitos e componentes.

Com alguns instrumentos adicionais como fonte de alimentação e gerador de funções, o osciloscópio consiste num poderoso recurso de análise de componentes e circuitos numa bancada. Os experimentos que estamos fornecendo nessa série são uma prova disso.

Os experimentos descritos exigem um osciloscópio de duplo traço de 40 MHz ou mais e são realizados com componentes comuns de fácil obtenção.

Para alguns desses experimentos simulamos o circuito utilizando o osciloscópio virtual do Electronics Workbench, um programa de simulação da National Instruments que, alem de possibilitar a elaboração virtual do circuito, também tem instrumentos para sua simulação.

 

Observação do Repique de Contactos

Um dos problemas de sensores e mesmo interruptores comuns que usam contactos mecânicos é o repique (bouncing). Entre o instante em que ocorre o acionamento e o instante em que a corrente se estabiliza no circuito ocorrem oscilações mecânicas que fazem com que o sinal oscile.

Essa oscilação pode afetar a leitura de resultados, por exemplo, em lugar de um único pulso, o circuito leitor pode ler vários, e isso é um inconveniente que deve ser eliminado com o uso de circuitos anti-repique.

O arranjo mostrado na figura 1 permite visualizar no osciloscópio o repique um in reed-switch quando acionado de forma regular por imãs presos a um motor.

 

Usamos dois imãs para possibilitar o balanceamento do dispositivo em que eles são montados. O ajuste do osciloscópio deve ser feito de modo que a freqüência do abrir e fechar do reed-switch possa ser observado no osciloscópio da forma indicada na figura 2.

 

Veja que para esse experimento precisamos de uma fonte de corrente contínua que deve fornecer de 1 a 5 V de tensão em sua saída. Evidentemente, também podemos usar uma pilha como fonte de tensão para esse experimento.

Uma outra forma de se obter o repique de contactos é com um micro switch no arranjo mostrado na figura 3. Os resultados para a demonstração do repique são os mesmos.

 

No caso da aplicação do experimento em cursos técnicos pode-se elaborar um relatório para que o repique seja explicado. Também pode-se ir além com o uso de um circuito anti-repique, cuja ação pode ser demonstrada com o mesmo arranjo.

Um exemplo de circuito anti-repique simples usando um monoestável 555 é mostrado na figura 4.

 

Os componentes RC da rede de tempo do monoestável deve ser dimensionados de acordo com a abertura e fechamento dos contactos do reed switch ou micro switch que está sendo utilizado no experimento.

 

Velocidade de Resposta de um LDR

Os LDRs não são foto-sensores rápidos e isso pode ser demonstrado facilmente no experimento cujo arranjo é dado na figura 5.

 

Veja que usamos também um motor, como no experimento anterior, agora para obter pulsos rápidos de luz que incidam no LDR a partir de uma lâmpada, por exemplo.

A forma de onda mostrada na figura 6 nos mostra que demora um bom tempo para a corrente no LDR se estabilizar quando a luz incide e é cortada. Essa inércia pode ser calculada possibilitando assim determinar a freqüência máxima de operação de um LDR num circuito.

 

A fonte de corrente contínua usada no experimento deve fornecer entre 1 e 12 V e o valor do resistor no circuito pode ficar entre 1 k ohms x 22 k ohms dependendo da intensidade da fonte luminosa usada.

Uma idéia prática para se mostrar a ação de sensores em circuitos é também fazer o mesmo experimento com um sensor mais rápido como um foto-diodo e um foto-transistor.

 

Oscilações Amortecidas

Quando um circuito RLC recebe um pulso de tensão que o excite ele entra em oscilação. No entanto, devido à presença da resistência ( R ), as oscilações são amortecidas.

O grau de amortecimento depende de R e a freqüência das oscilações de LC. Podemos visualizar esse fenômeno com o circuito mostrado na figura 7.

 

O gerador d funções é ajustado para produzir pulsos retangulares entre 1 kHz e 10 kHz (dependendo de L) com um ciclo ativo de 5% a 10% e uma amplitude de 1 a 5 Volts.

A imagem é ajustada para se obter a imagem mostrada na figura 6, obtida na simulação com o Electronics Workbench.

 

Na figura 9 temos diversos graus de amortecimento para o sinal gerado, dependendo do ajuste de P1.

 

Lembramos que as oscilações amortecidas são muito usadas em instrumentos musicais, pois correspondem a sons conhecidos. O amortecimento rápido resulta em sons "secos" como o de blocos, enquanto que o amortecimento demorado resulta em sons como o do tambor, bumbo, triângulo e bater de taças.

Para freqüências baixas, o experimento pode incluir a presença de um amplificador de áudio para que uma análise auditiva dos efeitos do amortecimento seja feita.

 

Conclusão

Resposta de sensores, repique e oscilações amortecidas foram o assunto desse terceiro artigo sobre experimentos com o osciloscópio.

Conforme o leitor deve ter percebido, o osciloscópio consiste num excelente recurso para se visualizar fenômenos e assim possibilitar um aprendizado muito maior sobre o modo de funcionamento de componentes e circuito.

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novembro chegando (OP197)

Novembro é o mês de encerramento das aulas e com isso, diferentemente do que muitos pensam, as atividades estudantis não terminam. Alguns curtirão suas férias, mas outros ficam para exames e mais ainda, precisam terminar seus TCCs.

Leia mais...

Invejoso
Os invejosos invejam-se reciprocamente.
Joaquim Nabuco - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)