NOSSAS REDES SOCIAIS -

Levantando a Curva de um Diodo Zener - Método 1 (INS080)

 

A curva característica de um diodo zener pode ser levantada com facilidade utilizando-se poucos componentes. O material necessário é o seguinte:

a) Voltímetro ou multímetro (DC)

b) Fonte variável de 0 a 20 V

c) P1 - potenciômetro de 10 k ohms

d) R1 - Resistor de 3,3 k ohms x 1 W

O método descrito possibilita também a determinação da tensão zener de um diodo, desde que ela seja inferior a 15 V. Para diodos de tensões maiores precisaremos de uma fonte de tensão maior e aumentar o valor de P1 assim como R1. Variando a tensão gradualmente e anotando os valores, para colocação num gráfico, levantamos a curva característica do diodo em teste.

Procedimento

Na figura abaixo temos o circuito que deve ser montado para levantar a curva do diodo.

 

Inicialmente colocamos a fonte em 20 V se ela for fixa e ajustamos o potenciômetro para fornecer 0 V ao zener (Se a fonte for variável não precisaremos do potenciômetro, simplesmente ajustando sua saída em 0 V).

Gradualmente vamos atuando sobre o potenciômetro de modo a aumentar a tensão aplicada ou então ajustamos a saída na fonte se ela for variável. O voltímetro ou multímetro na escala de tensões irá indicando o aumento da tensão até o momento em que essa tensão se estabiliza e por mais que atuemos sobre P1 ou a fonte ela não aumenta.

Neste ponto teremos chegado à tensão zener do diodo. Não devemos ir muito além aumentando ainda mais a tensão no circuito, para não sobrecarregar os componentes com uma corrente excessiva.

 


 

 

Leia mais:

Segredos no uso do multímetro (INS019)

Testes dinâmicos de componentes (ART092)

Diodo zener (M058)

Zeners com diodos comuns (IP077)

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novembro chegando (OP197)

Novembro é o mês de encerramento das aulas e com isso, diferentemente do que muitos pensam, as atividades estudantis não terminam. Alguns curtirão suas férias, mas outros ficam para exames e mais ainda, precisam terminar seus TCCs.

Leia mais...

Trem
A melhor maneira de pegar um trem é perder o precedente.
O. K. Cersterton (1874 - 1936) - Citado em entrevista no O Estado de São Paulo - 1983 - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)