NOSSAS REDES SOCIAIS -

Calibrando um receptor AM - 1 (INS094)

Este é o método "de ouvido" que não necessita de equipamento especial. O único material é a chave de calibração de madeira ou plástico.

Para calibrar o receptor usando este método usamos estações que possam ser captadas no extremo superior e inferior da faixa, usando seu sinal como referência. Na figura abaixo mostramos como ligar uma antena externa para o caso dos ajustes serem realizados num local de difícil recepção.

 

Procedimento

 

 Calibrando um Receptor AM
Calibrando um Receptor AM

 

a) Ajustes das FIs

* Sintonize uma estação fraca em qualquer ponto da faixa e ajustes os núcleos dos transformadores de FI para ter o máximo de volume.

* Se perceber que chega um ponto em que o sinal da estação satura, mude-o de posição de modo que a intensidade do sinal diminua ou então desligue a antena

* Retoque os ajustes até obter a máxima sensibilidade

 

b) Ajuste de RF (misturador, oscilador e amplificador de RF)

* Sintonize uma estação no extremo inferior da faixa. Se a frequência sintonizada não (mostrada na escala) não coincidir com a frequência da estação (real), ajuste o núcleo da bobina osciladora até levar a estação até o ponto certo da escala.

* Se a diferença for muito grande pode haver perda de sensibilidade com necessidade de novo ajuste das FIs.

* Passe agora a sintonia para uma estação no extremo superior da faixa.

* Se a frequência da estação não coincidir com o valor mostrado no mostrador, leve-a ao ponto certo atuando sobre o trimmer ou núcleo da bobina osciladora.

* Retoque os ajustes anterior até obter a máxima sensibilidade.

 

Os ajustes são independentes, por isso devem ser refeitos algumas vezes até se obter a melhor recepção (máxima sensibilidade). Estes ajustes são válidos para receptores de diversas faixas. No entanto, para eles ajustamos as FIs em apenas uma faixa e a osciladora e misturadora são ajustadas separadamente para cada faixa.

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mundo diferente (OP203)

Em plena pandemia já estamos nos preparando para o mundo diferente que teremos a partir de agora. A disruptura que está ocorrendo está mudando nossos hábitos de uma forma que sabemos ser irreversível. Os hábitos de compras, os eventos, festas, o ensino, tudo mais deve mudar com o uso predominante da tecnologia.

Leia mais...

História
A história ensina-nos que a história não nos ensina nada. (We learn from history that we learn nothing from history.)
George Bernard Shaw (1856 1950) Prefácio do "Manual do Revolucionário" - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)