Esse circuito serve para indicar a presença de sinais de Rádio Freqüência (RF) gerado por pequenos e grandes transmissores. Trata-se de equipamento simples e útil na localização de transmissores espiões escondidos e na verificação de funcionamento de transmissores montados ou em reparo.

Esse simples circuito serve para acusar a presença de sinais de altas freqüências ou rádio-freqüências, como os que são gerados pelos transmissores de rádio.

Com ele podemos verificar se um oscilador está funcionando ou se um transmissor está transmitindo e até localizar transmissores secretos como os usados pelos espiões e detetives.

Facílimo de montar, pois usa apenas 3 componentes e cabe numa pequena caixa de plástico que pode ser levado no bolso, esse detector tem muitas utilidades na bancada do montador de dispositivos eletrônicos.

Você poderá carregá-lo no bolso ou numa maleta de executivo, e usá-lo sempre que precisar saber se existem sinais de rádio (altas freqüências) ou de um transmissor em operação nas proximidades.

Na figura 1 temos o diagrama completo deste aparelho.

 

Diagrama do pesquisador de RF.
Diagrama do pesquisador de RF.

 

Os sinais são captados pela bobina L1 e detectados pelo diodo D1. A partir de D1 os sinais contínuos agora, são levados ao instrumento indicador causando a deflexão de sua agulha indicadora.

O instrumento M1 é um instrumento indicador de 50 a 200 uA e o diodo D1 pode ser de qualquer tipo de germânio como o 1N34, 1N60, ou outro.

L1 é formada por 30 a 40 espiras de fio esmaltado de qualquer espessura entre 22 e 32 (um fio comum de ligação serve) enroladas num bastão de ferrite de 10 a 20 cm de comprimento e diâmetro de aproximadamente 1 cm.

Para verificar o funcionamento desse aparelho basta aproximá-lo de qualquer pequeno transmissor ou oscilador em funcionamento. A agulha do instrumento deve movimentar-se tanto mais quanto mais forte for o sinal detectado.

Na figura 2 temos o aspecto da montagem, sem a caixa.

 

Montagem do aparelho sem a caixa.
Montagem do aparelho sem a caixa.

 

Nos transmissores e osciladores fracos será preciso aproximar bem L1 da bobina do oscilador para que os sinais sejam acusados.

Para procurar transmissores escondidos basta fazer uma "varredura" no local suspeito, sempre observando a agulha. Uma pequena movimentação indica uma irradiação suspeita que deve ser investigada.

 

L1 - Bobina - ver texto

M1 - Microamperímetro de 50 a 200 uA

D1 - 1N34 ou equivalente - diodo de germânio

 

Diversos:

Bastão de ferrite, fios esmaltados, caixa para montagem, fios, solda, etc.

 

Veja também:

* Os instrumentos da oficina

* Como funciona o multímetro (INS069)

* Como testar instrumentos de bobina móvel (INS049)

* Medidor de Intensidade de campo (INS017)

??