NOSSAS REDES SOCIAIS -

Amplificador Valvulado (V949)

Este amplificador fornece em tomo de 2 W de potência com excelente qualidade de som, constituindo-se numa sugestão para aproveitamento de componentes de sucata, projetos que visam entender o funcionamento de válvulas e até em algumas aplicações práticas interessantes, como por exemplo, um sistema de intercomunicação ou aviso.

Válvulas 6AV6 e 6AQ5 ou 6L6 podem ser encontradas em bom estado em muitos rádios antigos abandonados. Utilizando os soquetes destas válvulas as próprias válvulas e alguns componentes adicionais poderemos montar um interessante (e sensível) amplificador de áudio, com sensibilidade para operar com microfones de cristal, ou outras fontes de sinal.

O circuito opera diretamente a partir da rede, não em tocar no seu chassi.

 

Como Funciona

sendo necessário usar o transformador de alimentação de alta tensão, que nem sempre é disponível no aparelho de sucata desmontado.

Lembramos, entretanto, que por estar diretamente com os elementos ligados à rede, este circuito pode causar choques em qu

A válvula 6AV6 é a pré-amplificadora, consistindo num triodo com dois diodos (eletrodos adicionais). Estas válvulas eram utilizadas em rádios antigos como detectores e pré-amplificadores de áudio, com excelente ganho.

A válvula em questão excita diretamente um pentodo de potência do tipo 6AQ5 ou 6L6. Estes pentodos podem excitar diretamente um alto-falante com a ajuda de um transformador de saída.

O transformador é necessário, pois as válvulas são dispositivos de alta impedância, enquanto os alto- falantes são dispositivos de baixa.

A fonte, a partir da rede, fornece aproximadamente 150 V se a rede for de 110 V e o dobro, na rede de 220 V. A filtragem e feita por dois eletrolíticos de alta tensão e um resistor, numa configuração em PI (?).

O capacitor C7 evita o aparecimento de oscilações de altas frequências, desacoplando o circuito.

C3 atua sobre a tonalidade, podendo ser reduzido se for desejado um som mais agudo.

 

MONTAGEM

Na figura 1 temos o diagrama completo do amplificador.

 


 

 

Na figura 2 temos a disposição dos componentes num chassi de alumínio ou outro metal. Note que o terra do circuito deverá ligado à essa carcaça.

 


 

 

As válvulas, transformadores e capacitores eletrolíticos são montados sobre o chassi, enquanto que os componentes menores ficam por baixo.

Observe a numeração dos pinos das válvulas feita a partir do intervalo maior no sentido horário, olhando-se por baixo. Devemos usar soquetes miniatura de 7 pinos, que podem ser retirados juntamente com a válvula do próprio rádio em que elas se encontram.

O transformador de saída é outro componente que pode ser retirado do próprio rádio, pois já está “casado" com ele, por suas características, proporcionando assim um bom desempenho.

Para se evitar roncos da alimentação, o cabo de entrada deve ser blindado com a malha aterrada.

O controle de volume pode ser aproveitado também do velho rádio, sendo um potenciômetro de 220 k, 470 k ou mesmo 1 M.

Os capacitores C1, C2 e C3 devem ter tensão de isolamento de 250 V ou mais, enquanto que C5 e C6, assim como C7 dependem da rede. Para a rede de 110 V, estes capacitores devem ser pelo menos de 150 V. Para a rede de 220 V, de pelo menos 300 V.

O resistor R4 deve ser de fio com 10 W de dissipação. Os demais resistores podem ser de 1/8 ou ¼ W, sem problemas.

A lâmpada neon é optativa, servindo apenas para indicar que o aparelho está ligado. Em lugar do diodo 1N4007 pode também ser usado o BY127.

Para o aquecimento dos filamentos usamos um transformador (T1) que tem enrolamento primário, de acordo com a rede local e secundário de 6 V com corrente de 500 mA. Na figura 3 temos o aspecto final da montagem; observe a posição do controle de volume.

 


 

 

 

PROVA E USO

Ligue o amplificador à alimentação e espere pelo menos uns 2 minutos para o aquecimento total das válvulas.

Depois, encoste o dedo no fio de entrada de P1, abrindo-o totalmente: deve haver a produção de ronco no alto-falante em vista da entrada de corrente alternada.

Comprovado o funcionamento, é só usá-lo.

Na figura 4 temos o modo de ligação de um alto-falante comum como microfone para se elaborar um sistema de chamada ou intercomunicação.

 


 

 

Para microfones de cristal ou fonocaptores não será necessário utilizar transformador ou pré-amplificador; A ligação é direta. Se o ronco persistir, basta inverter a posição da tomada (girar de 180 graus) para haver redução.

 

V1 - 6AV6 - válvula triodo de áudio

V2 - 6AQ5 - válvula pentodo de áudio

T1 - transformador com primário de acordo com a rede local e secundário de 6 V x 500 mA

T2 - transformador de saída para válvula 6AQ5 ou 6L6 com secundário de 4 ou 8 ohms conforme o alto-falante usado

S1 - interruptor simples

P1 - 1 M - potenciômetro com chave (S1)

NE-1 - lâmpada neon (optativa)

D1 - 1N4007 ou BY127 - diodo retificador

C1, C2, C7 – 100 nF – 250 V- capacitor cerâmico ou poliéster

C3 – 100 nF x 250 V - capacitor de poliéster

C4 – 47 uF x 25 V - capacitor eletrolítico

C5, C6 - 8,uF a 50,uF x 25 V ou mais

R1 - 1M5 - resistor (marrom, verde, verde)

R2 – 100 k - resistor (marrom, preto, amarelo)

R3 - 270 ohms - resistor (vermelho, violeta, marrom)

R4 - 1k x 10 W - resistor de fio

R5, R6 – 470 k - resistores (amarelo, violeta, amarelo)

F 1 - fusível de 1 A

FTE - alto-falante de 4 ou 8 ohms

Diversos: chassi de metal, soquetes de 7 pinos miniatura para as válvulas, cabo de alimentação, tios blindados, leque de entrada tipo RCA, terminais de ligação ou bornes para o alto-falante, suporte para fusível, etc.

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novembro chegando (OP197)

Novembro é o mês de encerramento das aulas e com isso, diferentemente do que muitos pensam, as atividades estudantis não terminam. Alguns curtirão suas férias, mas outros ficam para exames e mais ainda, precisam terminar seus TCCs.

Leia mais...

Silêncio
O silêncio dos povos é a lição dos reis. (Le silence dês peuples est le leçon dês róis.)
Mirabeau (1749 - 1791) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)