NOSSAS REDES SOCIAIS -

Oscilador com Lâmpada Neon (V1058)

 

Mais um projeto baseado no conjunto experimental descrito no artigo V1049 é apresentado agora. Neste caso temos oscilador de áudio com lâmpada neon aproveitando apenas a fonte de alimentação de alta tensão contínua. Para saber mais veja o artigo indicado e outros que tratam dos osciladores com lâmpada neon.

Baseado no conjunto formado por uma válvula retificadora (35W4) e um duplo triodo (12AU7) este circuito faz parte de meu antigo caderno de anotações dos anos 50/60 quando realizei meus primeiros projetos eletrônicos, tanto usando válvulas como transistores.

O que temos é um simples oscilador de relaxação com lâmpada neon, alimentado pela fonte com a 34W4 que fornece aproximadamente a tensão de pico da rede de 110 V, ou seja, aproximadamente 150 V.

A frequência é dada pelo capacitor em paralelo com a lâmpada neon. Este capacitor deve ser de tipo de papel ou poliéster com pelo menos 150 V de tensão de isolamento e a lâmpada neon é do tipo comum.

O fone pode ser tanto de alta impedância magnético como também cerâmico ou de cristal.

Na figura 1 temos o diagrama do aparelho, observando-se que o setor da válvula triodo não foi desenhado.

 


|- CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR -|

 

Na figura 2 temo o aspecto final da montagem.

 


|- CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR -|

 

O resistor de 2M pode ser de 2M2 que é o valor padronizado atual.

Uma sugestão para se obter controle de frequência para este oscilador é trocar o resistor de 2M2 por um potenciômetro de mesmo valor com um resistor de 220 k em série.

Lembramos que o circuito não tem isolamento em relação à rede de energia e que toques em suas partes vivas podem causar choques.

As conexões indicadas como terra são feitas no chassi de alumínio do aparelho.

 

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Chegada de novos tempos (OP205)

As primeiras indicações que uma volta a normalidade deve começar a ocorrer em breve anima muitas pessoas. De fato, estamos vislumbrando novos tempos, mas precisamos estar atentos para o fato de que tudo vai ser diferente, principalmente para o nosso mundo da tecnologia.

Leia mais...

Lei
No meio das armas calam-se as leis. (Inter arma silent leges.)
Cícero (106 -43 a.C.) Por Milão - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)