Mais um projeto baseado no conjunto experimental descrito no artigo V1049 é apresentado agora. Neste caso temos oscilador de áudio com lâmpada neon aproveitando apenas a fonte de alimentação de alta tensão contínua. Para saber mais veja o artigo indicado e outros que tratam dos osciladores com lâmpada neon.

Baseado no conjunto formado por uma válvula retificadora (35W4) e um duplo triodo (12AU7) este circuito faz parte de meu antigo caderno de anotações dos anos 50/60 quando realizei meus primeiros projetos eletrônicos, tanto usando válvulas como transistores.

O que temos é um simples oscilador de relaxação com lâmpada neon, alimentado pela fonte com a 34W4 que fornece aproximadamente a tensão de pico da rede de 110 V, ou seja, aproximadamente 150 V.

A frequência é dada pelo capacitor em paralelo com a lâmpada neon. Este capacitor deve ser de tipo de papel ou poliéster com pelo menos 150 V de tensão de isolamento e a lâmpada neon é do tipo comum.

O fone pode ser tanto de alta impedância magnético como também cerâmico ou de cristal.

Na figura 1 temos o diagrama do aparelho, observando-se que o setor da válvula triodo não foi desenhado.

 


|- CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR -|

 

Na figura 2 temo o aspecto final da montagem.

 


|- CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR -|

 

O resistor de 2M pode ser de 2M2 que é o valor padronizado atual.

Uma sugestão para se obter controle de frequência para este oscilador é trocar o resistor de 2M2 por um potenciômetro de mesmo valor com um resistor de 220 k em série.

Lembramos que o circuito não tem isolamento em relação à rede de energia e que toques em suas partes vivas podem causar choques.

As conexões indicadas como terra são feitas no chassi de alumínio do aparelho.