Antes, do advento do transistor podia-se fazer um rádio com amplificação para o sinal apenas usando válvulas. Temos então uma versão equivalente de nosso rádio simples transistorizado em que uma válvula triodo' é empregada. O circuito do rádio simples com válvula é então mostrado na figura 1.

 

 


|- CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR -|

 

A parte de sintonia é a mesma, mas no caso, como a válvula comporta exatamente como um diodo também além de amplificar os sinais, não é preciso usar o cristal para esta função.

Os sinais separados pelo circuito de sintonia são então levados à grade da válvula que é o seu elemento de entrada. Os sinais amplificados são retirados de sua placa e levados ao fone de ouvido.

Um rádio deste tipo apresenta alguns problemas no que se refere a alimentação da válvula. Estes componentes existem duas baterias para alimentar seus circuitos e estas baterias não são fáceis de serem obtidas na atualidade.

Uma das baterias e de baixa tensão, normalmente 6 V para alimentar o filamento da válvula, ou seja, para fazer o aquecimento da válvula, enquanto que a outra bateria deve fornecer uma tensão entre 80 e 250 V para a alimentação do circuito de ampliação propriamente dito.

 

Na figura 69 damos um circuito alternativo para alimentação deste /rádio em que é usado um transformador que converte os 110 V ou 220 V da rede local nas duas tensões que o rádio precisa para funcionar.

 


|- CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR -|

 

Veja que os 6 V são levados diretamente ao filamento da válvula enquanto que a alta tensão deve antes passar por um processo de retificação e filtragem. através de dois, diodos e um capacitor antes de ser levada a válvula.

Este rádio também não apresenta sensibilidade para alimentar um alto-falante e deve funcionar com uma antena relativamente longa, principalmente se as estações que se desejar ouvir estiverem distantes ou forem fracas.

Evidentemente os dois rádios que mostramos são apenas curiosidades que podem ser encontrados em museus ou então montados por principiantes e amadores não se tratando de aparelhos comerciais já que seus desempenhos deixam muito a desejar.

Enquanto o consumo de corrente do tipo transistorizado é de apenas alguns mA o mesmo não acontece com o tipo de válvula. A corrente para o aquecimento do filamento da válvula pode chegar em alguns casos a 250 mA e a Corrente da bateria principal de alta tensão é da ordem de 20 mA ou mais.

Que tipos de problemas pode apresentar um rádio deste tipo?

O rádio a válvula pode ter em primeiro lugar problemas com a própria válvula amplificadora que está sujeita à queima ou ao enfraquecimento. Na queima o que ocorre é a interrupção de seu filamento quando então a mesma não mais pode ser aquecida deixando de funcionar.

No enfraquecimento o que se nota é uma perda de rendimento com uma queda no volume do som obtido.

Outros componentes podem também apresentar defeitos caso da bobina de antena que pode ter suas espiras interrompidas, a própria antena que pode encostar em objetos que desviem seus sinais, a ligação à terra deficiente e o capacitor variável que apresenta placas em curto.

Em todos estes casos o rádio apresentará anormalidades de funcionamento devendo o componente responsável por isso ser substituído.