Muito tem se falado de IoT (Internet das coisas), seja de lançamentos de componentes e produtos, de ampliação de cobertura das redes LPWAN (Low Power Wide Area Network, ou redes de ampla área de cobertura com baixo consumo de energia) e uma vasta opção de softwares e plataformas para IoT. Nesse artigo vamos utilizar IoT para medição de água como referência.

 

Nota: este artigo foi publicado na Revista INCB Eletrônica de Junho de 2021.

 

A internet das Coisas se encaixa perfeitamente para a medição de consumo de água, devido aos equipamentos de transmissão de captura e transmissão de dados por Rádio Frequência operarem com baterias de longa duração (mais de 10 anos) facilitando tanto a instalação como a operação.

Para o integrador que quer entrar nesse mundo de IoT e oferecer soluções para seus clientes em medição de consumo de água tem que se preocupar com várias coisas, desde qual modelo de hidrômetro, homologação Anatel, contrato com operadora, configuração de equipamentos e plataformas IoT. Somando todos os detalhes, pode inviabilizar a solução devido a recursos humanos, tempo de implementação e custos financeiros.

Mas na prática como o integrador faz para montar uma solução para o seu cliente?

Uma alternativa para o integrador resolver esse quebra-cabeças é utilizar a solução completa de ponta a ponta de um sistema IoT para medição de água da Duodigit.

 

 


 

 

 

Nessa solução de ponta a ponta a Duodigit fornece:

Hidrômetro com saída de pulso.

Gateway Duodigit XS

Conectividade Sigfox ( Plano anual 2 Transmissões por dia )

Plataforma IoT com logo do Integrador personalizado (Pano anual de acesso)

 

Além de todo o suporte e treinamento necessário ao integrador.

 

 

Hidrômetro com saída de pulso e Gateway Duodigit SX.
Hidrômetro com saída de pulso e Gateway Duodigit SX.

 

 

 

Como opera o sistema:

A figura abaixo mostra o fluxo de dados

 

 


 

 

 

Quando o fluxo de água passa pelo hidrômetro ele gera pulsos em função do volume de água, esses pulsos são capturados pelo gateway Duodigit SX que grava internamente incrementa um contador e duas vezes por dia transmite esse contador através da rede Sigfox e ele é enviado para a plataforma IoT onde os dados podem ser visualizados por uma tela personalizada com o logo do integrador.

 

Tela Personalizada (Dashboard)

 

Tela mostrando o Logo do integrador (nesse exemplo do Instituto Newton C Braga), gráficos de consumo, localidade no mapa e lista de mensagens.
Tela mostrando o Logo do integrador (nesse exemplo do Instituto Newton C Braga), gráficos de consumo, localidade no mapa e lista de mensagens.

 

 

Grau de dificuldade de instalação e operação:

O Sistema já vem todo pré configurado, tanto do lado do Gateway Duodigit SX, conta de conectividade Sigfox e acesso a Tela Personaliza (Dashboard) da plataforma IoT.

Para a instalação do Hidrômetro é necessário mão de obra com experiência em hidráulica, o Gateway Duodigit SX começa a transmitir os dados é muito simples de instalar podendo ser feita por qualquer pessoa sem experiência anterior. A acesso e operação da Tela Personalizada é muito simples qualquer usuário com experiência em navegação na internet irá operar sem dificuldades.

 

Onde o integrador pode atuar com esse sistema da Duodigit ?

A água portável vem sendo um bem valioso e cada vez mais escasso, portanto oferecer serviços para diminuir consumo e evitar desperdícios como em vazamentos ou uso excessivos. Nesses casos o integrador pode oferecer um contrato de performance, onde o integrador ganha em função da economia de consumo de água. O uso do sistema da Duodigit nesses casos se torna uma ferramenta muito importante para monitorar o consumo diário e constatar qualquer anomalia no consumo e tomar as devidas ações.

Sistemas assim podem ser oferecidos para Indústrias, hospitais, hotéis, motéis, fazendas e em condomínios.

 

Conclusão:

Como podemos observar, novas tecnologias viabilizam oportunidades de novos negócios e cada vez mais o universo de internet das coisas (IoT) é uma realidade muito próxima.