Para acessar a Internet e serviços do BBSs é preciso contar com um modem. Se bem que a maioria dos computadores vendidos atualmente venham com este dispositivo, pode ser que o técnico seja solicitado a instalar este equipamento. Veja neste artigo como é simples fazer isso.
Nota: este artigo é de 1997, sendo válido para os modems da época. Os conceitos básicos são válidos se o leitor pretende usar um modem antigo.
Para acessar a internet é preciso ter um computador que possua um modem.
A finalidade do modem é modificar as informações que o computador gera de modo que possam ser enviadas serialmente por uma linha telefônica e ao mesmo tempo decodificar as informações que chegam pela linha telefônica, passando-as para uma forma que o computador possa processar.
Conforme já dissemos na introdução, atualmente a maioria dos computadores já vem com os modems instalados, de modo que a preocupação do leitor com o acesso à Internet se resume em ligar a linha telefônica num plugue apropriado na parte traseira do computador. Nenhum outro procedimento envolvendo hardware será necessário.
No entanto, se um computador possui um modem antiquado de 14 400 bps ou mesmo mais lento e o leitor deseja trocá-lo por um mais rápido de 28 800 bps ou mais ou ainda não há nenhum modem em seu PC e deseja instalar um para acessar a Internet, a tarefa é relativamente simples, se bem que exija certos cuidados importantes.
Neste artigo veremos como fazer a instalação desta placa de uma forma segura, com alguns conselhos importantes para evitar problemas de funcionamento.
O MODEM INTERNO
Existem modems que não precisam ser instalados nos computadores, pois vêm em caixas separadas e são simplesmente plugados a uma porta externa do PC.
Estes são denominados modems externos e têm a vantagem de que podem ser facilmente desligados de um computador e usados em qualquer outro.

Na figura 1 temos um exemplo de modem externo.
A desvantagem está no fato de que eles precisam de um espaço adicional junto ao PC e têm fios de ligação que se somam aos fios de monitor, mouse, impressora e teclado, aumentando a probabilidade de problemas.
O que se instala num computador é o modem interno que consiste numa placa com o formato mostrado na figura 2 e que se encaixa num slot livre do PC.

Nesta placa temos os circuitos integrados que realizam as funções de modulação e de modulação dos sinais (que dão nome ao dispositivo) centralizadas na UAFlT.
A placa do modem é feita de tal forma que, ao ser encaixada num slot livre, pode ser fixada por meio de um parafuso na caixa da unidade de sistema mantendo-se firme em posição de funcionamento. Esta fixação também torna acessível os terminais de ligação da linha telefônica e de um telefone, veja a figura 3.
Vejamos então como proceder para instalar o modem.

INSTALANDO O MODEM
Normalmente a documentação que acompanha os modems é bastante completa contendo todos os detalhes referentes a instalação da própria placa e posteriormente & instalação do software (programa) que vai permitir ao computador reconhecer a presença do novo dispositivo e trabalhar com ele.
O leitor deve ler atentamente esta documentação. Se ela estiver em inglês, como ocorre na maioria dos casos, será interessante verificar se o suporte técnico de venda lhe garante o produto. Lembramos que é exigência em nosso pais que os produtos colocados à venda de forma legal tenham seus manuais de instrução em português. A existência de manuais em inglês pode significar que o produto não tem a garantia esperada...
Procedimentos:
a) Confira todo o material do kit de modem normalmente formado por:
• Urna placa de circuito impresso que está encerrada numa embalagem de plástico antiestático. Não abra antes de conferir tudo e estar pronto para sua instalação.
• Um conjunto de cabos para ligação à linha telefônica.
• Um manual de instalação em português.
• Um disquete ou mais e eventualmente um CD contendo os programas de instalação do modem.
• Material adicional como: livros fornecidos como brinde que ensinam a navegar na Internet ou usar os softwares adicionais que não fazem parte do conjunto próprio para gerenciamento do modem.
b) Estando pronto para instalar o modem, abra cuidadosamente a unidade do sistema, observe a figura 4.
Este trabalho de instalação deve ser feito numa mesa livre, forrada com jornais para não arranhar e com todos os cabos de ligação externa desligados.
Se não for muito bom de memória, antes de desligar todos os cabos da parte traseira do PC, será interessante anotar num papel suas posições.
Não deixe que curiosos interfiram no seu trabalho e muito menos coma ou beba durante esta tarefa. Migalhas e líquidos que caiam no interior da unidade de sistema ou na própria placa do modem podem causar estragos consideráveis.
Use apenas a ferramenta própria para este trabalho: uma chave Philips para os parafusos da unidade do sistema.
Observe que a tampa da unidade do sistema deve deslizar suavemente quando os parafusos forem retirados. Se você notar que ela não se mexe e porque algo está errado: pode ser que exista ainda algum parafuso para ser retirado.
c) Aberta a unidade, verifique em que slot livre o modem pode ser instalado. Retire então a tampa que existe na parte traseira defronte a este slot de modo que ele possa ser fixado, figura 5.

Esta pequena tampa tem um parafuso que vai ser aproveitado posteriormente para fixação do próprio modem.
d) Pegue a placa de modem sem tocar nos seus terminais de encaixe e coloque-a na posição correta no slot escolhido.
O encaixe deve ser feito movimentando-se a placa da forma indicada na figura 6, apertando-a no sentido vertical e nunca lateralmente, pois isso pode causar rompimentos de trilhas ou problemas mais graves.
A placa deve penetrar até o fundo no slot sem muito esforço. Se ela não entrar, não force: verifique o que pode estar errado.
e) Prenda a placa na tampa traseira fixando o parafuso que antes segurava a pequena tampa. Os terminais de acesso devem ficar visíveis na parte traseira.
Verifique se nenhum conector de outras placas ou fio foi solto durante este trabalho, e se tudo estiver em ordem, feche a unidade do sistema.
Se você guardou direito os parafusos da tampa da unidade do sistema, não deve faltar nenhum para este trabalho. A tampa deve deslizar e encaixar facilmente no seu local.
f) Coloque a unidade do sistema de volta no seu local de funcionamento e reencaixe todos os conectores que foram retirados dos periféricos. Use o papel em que você anotou suas posições se tiver dúvidas.
Ligue a linha telefônica e o telefone nos terminais apropriados usando os conectores e cabos que acompanham o kit do modem.
Na figura 7 mostramos como esta conexão deve ser feita.

Os fios não devem ficar frouxos e em local que alguém possa tropeçar. Será interessante usar um conector de parede que permita que você desligue a linha durante uma tempestade.
Não é conveniente deixar o fio ligado ao PC durante estas tempestades, pois ele pode servir de veículo para a entrada de descargas capazes de danificar não somente o modem, mas o próprio computador.
Completada a instalação do hardware é só passar para o software.
SOFTWARE
O próprio manual de instruções deve pedir que ao terminar a instalação da placa, o disquete de instalação seja colocado no drive correspondente.
Dependendo do modem, bastará ligar o PC e depois de dar o boot, acessar o drive em que está o disquete e digitar “Install” ou “Setup".
A partir deste momento o programa de instalação se encarregará de perguntar ao instalador tudo que ele precisa para reconhecer a placa de modem.
Uma Tela de instalação de modem é mostrada na figura 8:

Existem dois pontos críticos em relação à instalação do software para os quais o leitor deve estar atento:
O primeiro refere-se à porta serial que vai ser usada. Se o mouse estiver ligado na COM1 escolha a COM2 para o modem e lembre-se sempre de que nos programas de configuração de acesso à Internet devemos sempre usar esta opção quando solicitado.
O segundo refere-se à necessidade que alguns computadores têm de ser informados no seu SETUP sobre qual porta está sendo usada pelo modem. Em outras palavras, será preciso habilitar a porta no SETUP ou mesmo no Windows, para que tudo funcione.
Uma vez que a placa e o software sejam instalados, pode ser feito um teste chamando o modem e tentando discar um número com o próprio software que normalmente existe para esta finalidade.
Na figura 9 mostramos a tela de discagem de uma BBS que pode servir para um teste inicial de funcionamento.


















