No início do século XX os grandes centros de desenvolvimento da eletrônica estavam na Europa e nos Estados Unidos. Os outros componentes pouco contribuíram nos anos iniciais da tecnologia salvo algumas exceções não documentadas justamente pela ausência de revistas. No entanto, as primeiras revistas técnicas começaram a despontar, principalmente no Japão, em grande parte traduzindo artigos das revistas americanas e europeias. Nessa época também surgiam as revistas em outros continentes, como na América do Sul com a revista Antenna.
Tenho algumas revistas asiáticas em milha coleção, como mostro na foto em que seguro algumas revistas japonesas que têm uma história interessante.

Não posso deixar de citar Horácio Miyoshi Shigeno que tem uma história muito interessante que deixo no link no final do artigo.
Através de sua filha Elza Yoshie ele deixou uma coleção de revistas Japonesas. Técnico de eletrônica, quando migrou para o Brasil trouxe uma coleção de revistas técnicas que depois ampliou comprando mais e mais. Me deixou quase uma centena delas que guardo com carinho.
Eram o exemplo das revistas que se fazia no Japão, algumas datando de antes de 1950 e muitos manuais técnicos que até hoje consulto em determinados momentos.
Na figura 2 temos um exemplo de revista da época em que observamos que muda apenas o idioma, mas os diagramas e os valores dos componentes seguem as normas americanas, o que facilita muito os curiioso como eu que olham as figuras, pois não entendem o idioma.
Além de muitos projetos, extremamente bem ilustrados em muitos casos com figuras feitas por desenhistas japoneses, as revistas traziam tanto artigos traduzidos principalmente das revistas americanas, conforme podemos ver pela inscrição em inglês da capa, como artigos dos autores japoneses.
A quantidade de anúncios era muito grande, o que permitia saber o que rolava no comércio de eletrônica daquele país entre os anos 45 (final da guerra) até os últimos exemplares que tenho que são dos anos 60.
Com relação a Índia, até hoje existem boas revistas que seguem o padrão inglês, lembrando que aquele país foi uma colônia britânica. As revistas são ótimas e muitas ainda existem como a All About Electronics. A figura 3 mostra essas revistas.
No link abaixo você pode acessar essas revistas.
https://www.techmezine.com/all-about-electronics-magazine/
Uma outra revista relevante da india é a Electronics for You que aparece na figura 4. Uma revista do tipo Maker com a capa bem semelhante as edições do mesmo tipo de outros países.

Fundada em 1969 ainda está na ativa podendo ser acessada pelo link dado abaixo.
https://www.electronicsforu.com/magazine
Na Austrália já falamos da ETI – Electronics Today International que depois foi adquirida por uma empresa da Inglaterra passando para aquele país. Na figura 5 temos as capas de algumas dessas revistas. Que não durou muito tempo aparecendo em 1966 e indo até o ano 2000.

Todas essas revistas que focalizamos eram dedicadas aos makers com projetos práticos e artigos teóricos, sempre muito bem detalhados.
Finalmente temos uma edição em Árabe com exemplares mostrados na figura 6.

A revista mostrada é libanesa dedicando o seu conteúdo também à informática. Não temos exemplares desta revista, mas informações podem ser obtidas pela Internet.

















