Se bem que tenha colaborado com muitas revistas estrangeiras, não considero os artigos eventuais como um trabalho fixo. O meu trabalho real em revistas técnicas considero apenas nas revistas do Brasil e em suas edições no México e Argentina. Assim, a partir dos anos 60 trabalhei em periódicos de eletrônica do Brasil como a Eletrônica em Foco e Revista Monitor vindo depois a Eletrônica Popular e finamente as revistas da Editora Saber onde passei a vida inteira com diretor técnico, participando de todas as suas publicações.

 

Figura 1 – Algumas revistas em que trabalhei
Figura 1 – Algumas revistas em que trabalhei

 

 

Sempre gostei de escrever. Nascido numa família de professores, alguns escritores e até donos de editoras, seria de esperar que essa vocação se manifestasse em mim.

Já falei dos inúmeros textos que produzi quanto muito jovem e que foram parar em periódicos locais, no jornal mural da minha escola até chegarem e periódicos de eletrônica como A Eletrônica em Foco e a revista Eletrônica Popular onde comecei.

 

Figura 2 – Meus manuscritos
Figura 2 – Meus manuscritos

 

 

Comecei na Eletrônica em Foco e depois passei a colaborar com a Eletrônica Popular onde tive a minha primeira seção fixa, talvez o primeiro curso de eletrônica nas páginas de uma revista.

 

Figura 3 – Eletrônica para Juventude
Figura 3 – Eletrônica para Juventude

 

 

Trabalhei no Instituto Monitor onde, além de cuidar da renovação dos cursos também colaborava com a Revista Monitor de Rádio e Televisão.

 

Figura 4 – Revista Monitor
Figura 4 – Revista Monitor

 

 

Neste caso já trabalhava como profissional, com carteira assinada e tudo.

Mas, o meu segundo emprego, primeiro como diretor de uma revista veio com a fundação da Revista Saber Eletrônica em 1975 com o primeiro número saindo em 1976. Passei o restante de minha vida profissional como diretor desta revista até 2007 quando me aposentei e criei minha própria empresa.

 

Figura 5 – Revistas da Saber
Figura 5 – Revistas da Saber

 

 

A revista saiu ainda por algum tempo, e até colaborei nessa época de transição até que encerrou suas atividades alguns anos depois. No entanto, durante essa carreira continuei colaborando com diversas revistas do Brasil e do Mundo, das quais falarei em artigos desta série.

Na minha própria empresa o Instituto Newton C. Braga, onde passei a publicar duas revistas, a Revista Eletrônica INCB e a Revista Mecatrônica Jovem.

 

Figura 6 – As revistas do Instituto
Figura 6 – As revistas do Instituto

 

Falarei destas revistas e de todas as publicações internacionais com que colaborei num próximo artigo.

Link para nossas revistas: https://www.newtoncbraga.com.br/revista-incb-eletronica.html 

 

 

 

NO YOUTUBE


NOSSO PODCAST