Se bem que as primeiras publicações que tratavam a eletricidade (ainda) não possam ser consideradas revistas, mas sim folhetos, elas tiveram um papel importante numa nova modalidade de comunicação.
Levar ao grande público a recém-nascida ciência do rádio, da eletricidade e depois da eletrônica de forma simples e prática. Muitas empresas que fabricavam equipamentos ou desenvolviam tecnologias relacionadas contribuíram para o nascimento dessas publicações como a Marconi, RCA, General Eletric e outras.
Não tenho muitas dessas edições muito antigas, pois elas remontam o final do século XIV, mas tenho algumas raridades em minha coleção principalmente livros da época. No entanto, a consulta pela internet me leva a coisas muito interessantes.

Devemos fazer uma divisão, não muito exata entre o ponto em que a ciência convencional física, química e biologia que já apresentava publicações na forma de folhetos passa para a eletricidade e sua aplicação mais proeminente que foi o rádio, isso no final do século XIX. Evidentemente, por serem precárias e não se dava o devido valor como publicação técnica ou científica muitas se perderam.
Colocamos então no topo da pista a revista The Electrician (Reino Unido) que teve seu primeiro número publicado em 1882. As datas são conflitantes e em alguns casos aparece como 1878 e mesmo 1861. Não conseguimos informações precisas. Durou até 1952. (Veja Imagem acima)
Nos Estados Unidos tivemos em 1890 a revista Electrician & Mechanic que abordava as duas tecnologias que estavam em pleno desenvolvimento na época.

Outra Revista ainda do século XIX é a Electrical World publicada nos Estados Unidos a partir de 1874. Ela fazia parte de um jornal de telegrafia, tornando-se independente em 1883. Electrical World magazine.
A seguinte da nossa lista é a revista Marconigraph fundada pela Marconi Press Agency Ltd que era uma empresa do grupo de Marconi sediada no Reino Unido. Sua primeira edição foi de abril de 1911. Sua finalidade era disseminar a tecnologia do sem fio sendo dirigida a técnicos e engenheiros principalmente. Uma versão americana saiu em 1912 e a revista evoluiu para a conhecida The Wireless World 1913. Falaremos especificamente dessa revista;

E é claro devemos colocar na lista a Popular Electricity e Modern Mechanics de Hugo Gernsback de 1911.

Na mesma época, de 1911 tivemos a revista Electrical Experimenter também de Hugo Gernsback. Hugo tinha diversas revistas, mudando frequentemente de nome ou de conteúdo. Muitas revistas passaram por transformações e mudanças chegando até há poucos anos de nós como a Popular Electronics e outras.

Muitas outras revistas do início dos anos 900 podem ser ainda baixadas no site cujo link é dada abaixo. Um bom local de pesquisa e para você formar sua coleção exclusiva de revistas técnicas de todos os países e tempos.
https://www.worldradiohistory.com/Wireless_World_Magazine.htm















