Vamos tratar de uma revista britânica que tem sua importância no relato dos fatos históricos da eletrônica não só pelo seu longo tempo de duração, mas também por ser protagonista de muitos deles, alguns de vital importância para a tecnologia de nossos dias.

Vamos falar da Revista Wireless World que começou a ser publicada em 1911 e foi até 1965, continuando a partir e então com outro nome. Passou a se chamar Electronics & Wireless World e depois chegando aos nossos tempos com uma edição virtual. Tenho diversos exemplares dessa revista de diversas épocas em minha biblioteca

 

   Figura 1 – Exemplares da Wireless World de diversas épocas
Figura 1 – Exemplares da Wireless World de diversas épocas

 

 

Não era uma revista prática para iniciantes, mas sim uma revista técnica com artigos teóricos e proposta inovadoras muito interessantes. Bem ilustrada e com muitas páginas, tinha artigos que serviam de orientação principalmente para projetistas e como o nome indicava com um foco especial nas telecomunicações.

Um fato de extrema importância que mostra a participação dessa revista, não apenas na documentação da história da eletrônica, como de participar da história foi que nela saiu o artigo de Arthur C. Clarke na edição Outubro de 1945 em que ele propunha a utilização de 3 satélites em órbitas geoestacionárias para dar cobertura total das telecomunicações

 

 

Figura 2 – A capa da edição história que você pode baixa no link no final deste artigo.
Figura 2 – A capa da edição história que você pode baixa no link no final deste artigo.

 

 

Como todas as revistas da época, os anúncios eram os responsáveis pelo seu sustento, além dos valores obtidos na venda. A Wireless World não era exceção

\gostava dessa revista também pelos seus anúncios que me mostravam o que havia no mercado de componentes e outros produtos na Inglaterra, principalmente durante a época em que passei a comprá-la, isso a partir dos anos 60. Na figura 3 podemos ver um anúncio típico de uma das edições.

 

Figura 3 – Anúncio típico
Figura 3 – Anúncio típico

 

 

Na figura um anúncio da Mullard que era a divisão inglesa da Philips em que os bem conhecidos transistores da série BC eram anunciados.

A figura 4 mostra um artigo típico de montagem, observando-se que os diagramas tinham a simbologia americana e que a lista de material bem detalhada estava sempre presente.

 

Figura 4 – Uma montagem da edição de janeiro de 1967.
Figura 4 – Uma montagem da edição de janeiro de 1967.

 

 

Finalmente uma homenagem a Marconi, seu fundador na versão anterior, colocada no primeiro número da revista.

 

Figura 5 – Guglielmo Marconi
Figura 5 – Guglielmo Marconi

 

 

No link abaixo você pode baixar gratuitamente todos os exemplares dessa revista para sua coleção.

https://www.worldradiohistory.com/Wireless_World_Magazine.htm 

 

 

 

NO YOUTUBE


NOSSO PODCAST