Hugo Gernsback lançou diversas revistas com temas específicos, de acordo com o que de mais importante ocorria na tecnologia de seu tempo. A televisão ainda estava nascendo nessa época e não era ainda suficientemente desenvolvida para se tornar um produto comercialmente aceito em grande escala.

Assim, em 1928 para correr paralelamente a sua Radio News que era um grande sucesso, ele lançou a revista Television News. A revista durou pouco, não pelo fato do tema ter perdido força, muito pelo contrário. A TV estava crescendo de interesse rapidamente. Foi por móvitos financeiros, isso em 1933.

Não tenho exemplares físicos dessa revista, mas os consulto com facilidade pelo fato de estarem disponíveis para download gratuitamente na Internet. Veja o link no final do artigo.

Na figura 1 temos as capas de alguns exemplares dessa revista, justamente obtidas do site que indico para download.

 

Figura 1 – Capas de algumas edições
Figura 1 – Capas de algumas edições

 

A televisão, mesmo com o desenvolvimento da válvula, o triodo já estava sendo utilizado em muitos circuitos, incluindo-se a parte de recepção, a arte de reprodução e captação das imagens era ainda praticamente toda mecânica, como podemos pela capa de uma das edições, mostradas na figura 2.

 

Figura 2 – Capa mostrando a reprodução mecânica
Figura 2 – Capa mostrando a reprodução mecânica

 

Observe o disco de Nipkow empregado para gerar os pulsos de luz que varriam a tela reproduzindo a imagem.

Nessa época, os primeiros experimentos com a TV eletrônica usando o cinescópio de raios catódicos já estavam sendo realizados, conforme mostra a capa da edição de maio de 1931, mas ainda restava muito para que o televisor se tornasse um aparelho comercial de fácil aceitação.

 

Figura 3 – Primeiros experimentos com cinescópios de raios catódicos
Figura 3 – Primeiros experimentos com cinescópios de raios catódicos

 

Na figura 4 temos um diagrama de blocos de um equipamento de televisão completo. De um lado o transmissor e do outro o receptor.

 

Figura 4 – Um sistema de TV da época
Figura 4 – Um sistema de TV da época

 

 

Além de não haver um sistema rápido de varredura da imagem tanto na transmissão como na reprodução, pois era tudo mecânico com uma transição lenta para a varredura eletrônica, havia ainda o problema do sincronismo da imagem. Como sincronizar o sistema de varredura do transmissor com o sistema de varredura do receptor. Isso só foi solucionado de forma definitiva com a chegada de um sistema totalmente eletrônico.

É importante observar que as faixas de sinais dos rádios comuns eram utilizadas para a transmissão das imagens e em muitos casos eram usadas duas frequências, sendo uma para a imagem e a outra para o som.

Mas, é muito interessante folhear os exemplares disponíveis dessa revista que, sem dúvida foi muito importante na documentação da história da televisão numa fase em que ela estava em pleno vapor, passando por uma de suas mais importantes transições: do sistema mecânico ao totalmente eletrônico.

No link abaixo os exemplares para download disponíveis:

https://www.worldradiohistory.com/Television_News_Guide.htm 

 

 

 

 

 

 

NO YOUTUBE


NOSSO PODCAST