É interessante que esta revista Norte Americana de que falamos, a Electronics Illustrated tenha sido uma das mais importantes para os hobistas da época com tiragens que chegaram à mais de 200 000 exemplares, tenha sido descontinuada porque seus editores achavam que a eletrônica não era um tema interessante e promissor. Tenho alguns exemplares impressos na minha coleção.

 

Figura 1 – A revista Electronics Illustrated
Figura 1 – A revista Electronics Illustrated

 

Assim, a revista que começou em 1958, encerrou suas atividades em 1972.

Na figura 2 temos algumas capas desta revista tiradas do site de qu damos o link no qual podem ser baixados gratuitamente todos os exemplares e mais do que isso, um link geral com todos os artigos publicados.

 

Figura 2 – Capas de algumas edições
Figura 2 – Capas de algumas edições

 

Os editores da revista, a Fawcett Publications também faziam a revista Mecanix Illustrated que abordava muito mais a mecânica e assim tinha maior tiragem. Eles acharam que o tema “eletrônica” estava fadado a terminar e em 1972 passaram a ter os artigos de eletrônica que saiam na Electronics Illustrated incorporados à revista de mecânica.

A pegada era a mesma de nossas revistas para makers da mesma época como pode ser visto pela capa da edição de março de 1961 em que se ensinava a fazer um microfone sem fio de FM. Não tenho essa revista, mas foi na mesma época que já comecei a fazer experimentos que me levaram ao microtransmissor de FM da Saber Eletrõnica.

 

Figura 3 – Edição de março de 1961
Figura 3 – Edição de março de 1961

 

Muitos dos colaboradores desta revista também escreviam artigos para outras revistas de sucesso da mesma época como a Popular Electronics.

Na figura 4 temos um exemplo de ilustrações dos projetos práticos que incluíam fotos, esquemas, desenhos de placas e outros detalhes importantes além de uma bem elaborada lista de materiais.

 

Figura 4 – Um projeto da revista
Figura 4 – Um projeto da revista

 

 

Outro projeto
Outro projeto

 

 

A simbologia adotada era a americana e os componentes eram os mais comuns, muitos dos quais podendo ser encontrados até o hoje o que torna os projetos viáveis mesmo em nossos dias.

Os anúncios eram extremamente interessante, nos dando uma ideia do que era possível comprar no mercado americana. Lojas como a Heathkit, Radioshack e outras ofereciam seus catálogos, além dos livros que estavam nas livrarias tratando de eletrônica. Cheguei a comprar alguns delas na época fazendo isso pelo correio.

Na figura 5 um anúncio da Heathkit que oferecia seu catálogo de 1970 pelo correio, bastando enviar o cupom disponível.

 

Figura 5 – Anúncio do catálogo da Heathkit
Figura 5 – Anúncio do catálogo da Heathkit

 

Eles também publicaram diversas edições especiais adotando temas como Alta Fidelidade, Guias de Eletrônica, Seleções de Montagens e muito mais. Na figura 6, a capa de algumas dessas edições que podem ser baixas pelos links.

 

  Figura 6 – As edições especiais
Figura 6 – As edições especiais

 

 

No link abaixo o acesso as edições dessa revista e também edições especiais.

https://www.worldradiohistory.com/Electronics%20_Illustrated_Master_Page.htm 

 

NO YOUTUBE


NOSSO PODCAST