Continuamos com nossa viagem no tempo, folheando revistas antigas e vendo como elas além de divertirem nossos makers do passado com projetos interessantes, também documentava a história da eletrônica com artigos técnicos falando de lançamentos de componentes e novas tecnologias e relatando fatos importantes na forma de notícias.
Estamos no século passado, nos anos 80 quando importante revista de montagens surgiu e durou pouco, mas marcou uma época pois muitos como eu a compraram, aprenderam e se divertiram com a eletrônica. Até hoje tenho alguns exemplares físicos dessa revista na minha biblioteca.
Falamos da revista Hands-On Electronics que era uma revista do Faça Você Mesmo (FVM) ou Do It Yourself (DIY) rica em projetos que até hoje podem ser montados, pois utilizavam componentes comuns.

A revista Hands-On Electronics foi criada pela Gernsback Publications nos Estados Unidos em 1984. Inicialmente era publicada trimestralmente, passando depois a ser bimestral e finalmente a partir de novembro de 1986 passou a ser mensal.
A revista abordava montagens práticas, falava de computadores, radioamadorismo e escuta de ondas curtas e tudo mais que era de interesse naquela época.
Na figura 2 temos algumas das capas dessas edições que eram muito chamativas com as capas mostrando as montagens ou simplesmente contendo alegorias com fotos de componentes e aparelhos da época.

No final de 1989, mais uma transformação. A revista se fundiu tornando-se a Popular Electronics.
No final do artigo temos um link a partir de onde podem ser baixas todas as edições desta revista. Vale à pena folhear, pois os componentes utilizados na maioria dos projetos ainda são comuns em nossos dias podendo ser montados com facilidade. Muitos podem ser modernizados e até transformados em versões com microcontroladores.
A abordagem era a comum na maioria das revistas do mesmo tipo. Com páginas coloridas, fotos, diagramas e textos detalhados os montagens eram descritas de modo a não deixar nenhuma dúvida.
Na imagem da figura 4 a montagem de uma alegoria de presente para o dia dos namorados, um coração sequencial de LEDs com um circuito integrado comum na época.

E tinha os anúncios que eram muito interessantes para sabermos o que havia disponível no comércio de componentes e equipamentos e que certamente, com algum atraso chegaria ao nosso país possibilitando assim que fizéssemos novos projetos para publicar nas revistas em que trabalhávamos.
Até fazíamos compras de alguns componentes que mesmo com um bom tempo para chegar até nós chegavam antes do que eram disponíveis nas lojas e assim já fazíamos projetos esperando pelo seu lançamento aqui.
Muitas vezes pedíamos esses componentes diretamente para seus distribuidores no Brasil para adiantar nossos projetos.
Link para baixar as revistas:
https://www.worldradiohistory.com/Hands_on_Electronics_Master_Page.htm















