A 2ª edição da Jornada do Desenvolvimento recebeu o evento presencial Mouser Roadshow Brasil 2022, maior evento de conteúdo sobre Internet das coisas e manufatura de produtos eletrônicos do Brasil. O Evento foi realizado de forma presencial na segunda-feira (29) na cidade de São Paulo e na sexta-feira (02) na cidade de Belo Horizonte, trazendo conteúdo de nível internacional sobre desenvolvimento de sistemas IoT. Durante o evento, a PUC Coração Eucarístico, em Belo Horizonte, e o Hotel Nikkey, em São Paulo, contaram com a presença de palestrantes de diversas empresas parceiras da Mouser Electronics em um espaço para palestras e networking com fabricantes internacionais.

O evento contou com a visita de 200 especialistas em São Paulo e 250 pessoas em Belo Horizonte, entre professores, profissionais da indústria e estudantes. O próximo local a receber o evento será no sul do Brasil, em cidade ainda a ser definida.

Durante o evento, os palestrantes abordaram temas relevantes, tanto para os projetistas de hardware como também para os que trabalham no desenvolvimento de soluções IoT.

As palestras abordaram assuntos que tinham como foco componentes, conectores, nuvem, segurança, microcontroladores e desenvolvimento IoT no Brasil. Ao final do dia foram sorteados alguns itens para os participantes. Os participantes do evento realizado em São Paulo puderam participar do lançamento do livro Desenvolvendo Projetos de IoT no Brasil onde receberam o livro impresso e puderam ter o exemplar autografado pelo prof. Newton C. Braga, referência na área, e demais autores.

Mauro Salomão e Newton C. Braga abriram o evento e destacaram a importância do desenvolvimento de novos projetos em IoT no Brasil. Em Belo Horizonte, o Professor Lúcio Mauro, Diretor do ICEI, recebeu os convidados e abriu oficialmente o evento na PUC-MG. O primeiro a palestrar no Mouser Roadshow 2022 foi Tiago Gavinhos, engenheiro da Molex, trazendo o tema sobre Soluções leves e compactas para conectores. Saulo M. Rodrigues, engenheiro da Murata, trouxe ao palco uma palestra sobre hardware para desenvolvimento de sensores inteligentes IoT, mostrando exemplos práticos no desenvolvimento de soluções eletrônicas integradas. Na sequência, Willian Maia, engenheiro da STMicroelectronics trouxe uma apresentação sobre a linha de soluções programáveis da ST para projetos eletrônicos. João Dullius, engenheiro da BP&M apresentou sobre soluções de baixo consumo, tamanho reduzido e custo em projetos de IoT. Alexandre Abreu, engenheiro da Jabil, palestrou sobre DFx para desenvolvimento de hardware. Marcelo Luppe, engenheiro da Infineon trouxe para a audiência a palestra “Acelerando projetos IoT com o ModusToolbox” e explorou as soluções programáveis da Infineon. Rodrigo Britto, engenheiro da Microchip, fechou o evento, mostrando os Desafios que os projetistas enfrentam para embarcados dispositivos seguros em soluções IoT.

Na edição de Belo Horizonte, o evento contou também com uma oficina de programação de dispositivos eletrônicos programáveis. Os participantes receberam uma placa Franzininho Wi-Fi, com tecnologia embarcada Espressif ESP32 e realizaram sua programação com auxílio do instrutor Fabio Souza.

 

Mauro Salomão, Diretor de Marketing da Mouser Electronics para a América Latina e Canadá destacou a importância do evento para o desenvolvimento de novas soluções de IoT na região: “A Mouser Electronics tem o compromisso de ter disponível aos nossos clientes e mercado não só os mais novos componentes em estoque e uma gama completa de componentes eletrônicos de mais de 1200 fabricantes líderes da indústria, como também ser uma fonte de informações técnicas e tendências da indústria eletrônica. Foi com esse propósito que a Mouser criou a série de eventos Mouser Roadshow - Jornada do Desenvolvimento que acontece em várias cidades do Brasil. O Mouser Roadshow 2022 reuniu fornecedores importantes de componentes eletrônicos que responderam às perguntas técnicas do pessoal sobre as suas variadas aplicações e apresentaram suas linhas de produtos para as aplicações IoT - Internet das coisas. A IoT vai muito além da conectividade e para que os os engenheiros, projetistas e desenvolvedores tenham as informações e componentes disponíveis, atendendo às suas necessidades e colocando seus mais novos produtos rapidamente no mercado a resposta é Mouser. Esse evento uniu os participantes às fontes de informações relevantes diretamente, sem barreiras, atrasos e dificuldades. Continuaremos disponibilizando os componentes e informações necessários aos nossos clientes e ao mercado. Esperamos que o Mouser Roadshow 2023 seja ainda maior e que possamos atender a um número maior de participantes. Não posso deixar de agradecer aos nossos fornecedores, clientes e empresas de representação e agências de publicidade que fizeram desse evento possível e um super sucesso. Esperamos a todos nas futuras Jornadas do Desenvolvimento.”, disse.