Setembro de 2022 – A notícia é recente e nos leva a imaginar a enorme quantidade de aplicações para essa nova tecnologia. Na verdade, não se trata de algo complicado, mas algo muito simples que já conhecíamos, mas não tinham meios de fazer na prática, o que agora é possível com a nano tecnologia.

Todos nós sabemos que a água é formada por hidrogênio e oxigênio e que o hidrogênio é um excelente combustível que já está sendo aproveitado em diversas aplicações, desde a utilização com a queima direta até a produção de energia elétrica, também reagindo com o oxigênio nas células a combustível.

No entanto, para separar o hidrogênio do oxigênio no caso da água é preciso de energia e não pouca. O que se faz normalmente é a separação pela eletrólise através de uma corrente elétrica que pode ser obtida a partir das mais diversas fontes.

Que bom seria se conseguíssemos separar o hidrogênio sem a necessidade de gastar energia. É o que os cientistas da Universidade da Califórnia em Santa Cruz anunciaram.

O segredo está num fenômeno bem conhecido dos químicos: a catálise. Se tivermos, por exemplo, hidrogênio e oxigênio na forma gasosas juntos eles não se unem naturalmente para formar a água. Precisamos acender um fósforo para que eles se unam na reação de queima, que ocorre com uma explosão liberando energia.

No entanto, não precisaremos do fósforo se os dois elementos forem colocados num ambiente em que exista platina, por exemplo, em pó. Ela atua sobre o hidrogênio e o oxigênio fazendo com que eles se unam formando a água, sem entrar na reação. Dizemos que ela é um catalisador.

Catalisadores são usados em muitas aplicações químicas: são substâncias que aceleram ou produzem uma reação química em fazer parte dela, ou seja, eles não entram no produto final.

O que os cientistas descobriram é que o gálio e o alumínio, podem ser usados para catalisar uma reação de decomposição da água à temperatura ambiente, separando o hidrogênio do oxigênio.

Usando técnicas de microscopia eletrônica e difração por raios-X eles descobriram a mistura ideal desses dois metais que interage com as moléculas de água decompondo-as. Nanopartículas desses materiais são usadas no processo.

Se bem que o gálio seja caro e raro, ele apenas influi no processo, não se desgastando. Basta um pouquinho de gálio e alumínio para que toda água que pudermos obter seja convertida em hidrogênio, um excelente combustível.

 

 

Link para a notícia:

https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acsanm.1c04331