Setembro de 2022 – Não, não é nenhuma pegadinha como a da água em pó que é usada dissolvendo-a num copo d’água. A notícia é séria e bem diferente do que se pensa.

Pesquisadores de uma empresa de Hong Kong a EPRO Advance Technology (EAT) criaram um modo de se armazenar hidrogênio de uma forma segura, lembrando que esse elemento é altamente explosivo o que dificulta seu armazenamento e transporte.

A maneira comum de se fazer isso é em tanques, o que o torna muito perigoso, assim a ideia que pode parecer impossível é a de passagem o hidrogênio que é um gás para a forma de um pó.

Na verdade, não é bem assim. Não ocorre a transformação. A ideia é fazer com que o hidrogênio seja preso a uma estrutura em pó de onde ele possa ser liberado pelo aquecimento.

Assim, eles criaram um material denominado Si+, a partir do silício, e que pode existir na forma de pó. Obtido da areia e de outros reciclados que contenham esse elemento ele é convertido num pó que pode ser usado para armazenar o hidrogênio.

E aí a velha ideia de obter o hidrogênio... dissolvendo em água, quando então ele libera o gás que pode ser usado. Mas, tem mais ainda: o resíduo que fica, que é o dióxido de silício ou sílico nada mais é do que areia que não polui e pode ser usada com outras finalidades.

A desvantagem está no fato de que o silício é muito mais pesado que o hidrogênio que ele transporta, o que pode ser um incômodo se pensarmos no uso como combustível em veículos. No entanto, para uso industrial, doméstico ou mesmo propulsão de navios, pode ser interessante.

Link para a notícia original:

https://www.epro-atech.com/

 


| Clique na imagem para ampliar |