Num artigo nosso aqui no site, explicamos de que modo os ultrassons podem ser usados em limpeza, fato já aproveitado em ótimas e joalherias para limpeza de lentes e joias e até com finalidade cirúrgica.

As microbolhas que se formam nas cavidades do material, onde a sujeira se acumula a expulsa, produzindo assim uma limpeza eficiente.

Pois bem, o mesmo efeito pode ser usado para se obter uma limpeza muito eficiente dos sulcos dos discos de vinil. Certamente, é um meio, não apenas eficiente, mas muito seguro, pois evita arranhões ou danos maiores que poderiam ocorrer com a utilização de outros processos de limpeza.

A empresa Vinylsonic apresentou um limpador eficiente que até pode ser comprado em nosso mercado a um custo razoável, que utiliza esse princípio de funcionamento.

O dispositivo mostrado possui uma abertura onde o disco a ser limpo pode ser inserido tomando contato com um líquido detergente apropriado a base de água.

A limpadora opera com uma frequência de 40 kHz e um mecanismo faz com que o disco gire durante o processo, garantindo assim uma limpeza uniforme.

As microbolhas que se formam no disco, principalmente nos sulcos são capazes de expulsar toda a sujeira, mesmo partículas microscópicas de pó que são responsáveis pela reprodução deficiente do som gravado. Além disso, segundo apregoa o fabricante, o processo também ajuda a reduzir o acúmulo de cargas estáticas.

No link abaixo, no site da empresa um vídeo é apresentado para mostrar a eficiência do sistema.

 

Link para a empresa:

https://www.vinyl-sonic.com/