Setembro de 2022 - Em alguns de nossos posts, comentários e artigos temos especulado que talvez no futuro a comunicação quântica substitua a comunicação por ondas eletromagnéticas que hoje usamos.

Através dela, o nosso espaço tridimensional não seria utilizado, e utilizando outras dimensões, seria possível obter comunicação instantânea entre dois pontos, independente da distância que os separa.

Isso seria fantástico, pois no espaço interestelar o maior obstáculo para as comunicações são as distâncias. Um sinal demora vários minutos para ir até marte, 6 horas para ir até Plutão, 4,5 anos até a estrela mais próxima e mais de 2 milhões anos até Andrômeda.

Com a comunicação quântica o tempo para qualquer um desses corpos seria nulo. Mas, a boa é que cálculos matemáticos realizados por uma equipe de pesquisadores da Escola de Física da Universidade de Edimburgo mostraram que isso é possível.

Até foram além indicando que eventualmente seres alienígenas estariam tentando se comunicar conosco usando este meio, conforme mostram em documento publicado no jornal Physical Review D. Segundo a notícia:

“Com as comunicações quânticas, os engenheiros se deparam com partículas quânticas que perdem algumas ou todas as suas características únicas à medida que interagem com obstruções em seu caminho – elas foram consideradas bastante delicadas, na verdade. Tais eventos são conhecidos como decoerência, e os engenheiros que trabalham para construir redes quânticas vêm desenvolvendo maneiras de superar o problema. Pesquisas anteriores mostraram que o espaço entre as estrelas é bastante limpo. Mas é limpo o suficiente para comunicações quânticas? A matemática mostra que sim. O espaço é tão limpo, de fato, que os fótons de raios X podem viajar centenas de milhares de anos-luz sem se tornarem sujeitos à decoerência – e isso inclui interferência gravitacional de corpos astrofísicos. Eles observaram em seu trabalho que as bandas ópticas e de micro-ondas funcionariam igualmente bem.”

Com isso, a comunicação quântica através da galáxia seria possível e devemos levar em conta que se existirem civilizações avançadas que já dominam essa tecnologia poderiam estar tentando se comunicar (ou se comunicando) com outras através desse “canal”. Está chegando a hora de nos terráqueos nos incorporaram a esta rede.

 

Link para a notícia original:

https://phys.org/news/2022-07-mathematical-quantum-interstellar-space.html