Diferentemente do que aprendemos nos cursos de física, que a água precisa de calor para se evaporar, os pesquisadores do MIT descobriram que ela pode se evaporar somente com a luz num processo denominado “fotomolecular”. O novo fenômeno foi descoberto aplicando-se luz a um hidrogel comparando a evaporação obtida com uma corrente elétrica.

O que os pesquisadores descobriram é que os fótons podem potencialmente separar nuvens de moléculas de água perto da superfície do líquido sem a necessidade de dispêndio de calor.

Um efeito bastante interessante que está sendo analisado pelo potencial que apresenta na elaboração de sistemas de refrigeração e no uso da energia solar, por exemplo, em dessalinizadores.

Segundo os pesquisadores, pode ser obtida uma eficiência de 3 a 4 vezes maior no processo de evaporação do que pelo uso simplesmente do calor.

Sem dúvida um novo fenômeno a ser considerado que pode mudar nosso conceito de evaporação estuado nos cursos de física no nível médio e mesmo superior. Na imagem do MIT a água num hidrogel evaporando pelo efeito da luz verde sem a presença de calor.

Datasheet of n a surprising finding, light can make water evaporate without heat | MIT News | Massachusetts Institute of Technology

https://news.mit.edu/2023/surprising-finding-light-makes-water-evaporate-without-heat-1031

 

Imagem: MIT – VTR171
Imagem: MIT – VTR171 | Clique na imagem para ampliar |