A Rean possui em seu catálogo de produtos, conectores de alta qualidade para diversas aplicações, tendo algumas linhas dedicadas aos projetos de áudio. Neste artigo detalharemos, de forma resumida, os pontos mais importantes de cada elemento de conectores para aplicações de áudio, para que você conheça mais uma fornecedora de qualidade para os seus projetos.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

XLR Conectores

A Rean oferece algumas linhas de conectores e receptores XLR, sendo a linha Z voltada para atender os sistemas de alta qualidade e que sofrem com o ambiente externo, pois foram projetados para evitar a entrada de água e detritos. Oferece também os conectores de ângulo reto, que visa atender aos projetos com múltiplas conexões ou projetos com pouco espaço entre aparelhos e paredes, evitando que o cabo fique torcido bem nas bordas dos conectores. Outra linha é a linha Tiny que atende os projetos onde o espaço é o mais importante sem perder a qualidade do áudio. Temos também a série “Finger Groove” para projetos onde a ação de conectar e desconectar é uma constante, e para isso eles desenvolveram um conector anatômico. Finalmente temos os XLR fêmea, denominada série D, que possuem os terminais em dourado e a carcaça em níquel ou chapeado preto, na figura 1 temos alguns dos conectores XLR.

 

 

Figura 1 - Linha XLR
Figura 1 - Linha XLR | Clique na imagem para ampliar |

 

A Rean oferece um conector onde o usuário poderá conectar tanto um plug de ¼” , como um XLR, conforme figura 2.

 

Figura 2 - Combo Jack/XLR
Figura 2 - Combo Jack/XLR | Clique na imagem para ampliar |

 

Conectores para Alto-falantes

Para as conexões de alto-falantes, a Rean possui dois tipos de conectores fêmeas de tamanho D, um para a conexão via fio e a outra para ser soldada diretamente na placa, ambas possuem um espaço para a trava do conector macho. Na figura 3 temos os conectores macho e fêmea para os alto-falantes.

 

 

Figura 3 - Conectores para alto-falantes.
Figura 3 - Conectores para alto-falantes. | Clique na imagem para ampliar |

 

Plugues de ¼” e Jacks

Para uma mesa mixer, os Jacks além de resistentes, precisam ser feitos de materiais de qualidade, pois chiados são a dor de cabeça de qualquer operador ou desenvolvedor de sistemas de áudio. A Rean oferece uma linha de plugues, jacks e seus adaptadores. Para os plugues é possível encontrar tanto para os phones de ouvido profissionais como os mais comuns que usamos no cotidiano. A Rean também faz plugues de ¼” com ângulo reto, conforme podemos ver na figura 4.

 

 

Figura 4 - Plugues de ¼” e Jacks
Figura 4 - Plugues de ¼” e Jacks | Clique na imagem para ampliar |

 

Plugues e Adaptadores de 3.5mm

Seguindo o mesmo padrão de fabricação dos plugues de ¼” , os plugues e jacks de 3.5mm vieram por uma necessidade do mercado. A Rean possui os adaptadores e os plugues em sua linha, mas o Jack para ser soldado na placa o leitor encontrará na Neutrik, na figura 5 podemos ver a linha de 3.5 mm

Figura 5 - 3.5mm Plugs & Jacks
Figura 5 - 3.5mm Plugs & Jacks | Clique na imagem para ampliar |

 

 

Conectores RCA

A linha de conectores RCA da Rean é bem vasta, com diversos tipos de materiais utilizados em sua confecção. Eles possuem duas linhas, a Finger Groove e a NYS, e a lógica aqui é a mesma das anteriores, onde a linha Finger Groove é direcionada para aplicações onde a plugar e desplugar é uma constante, e a NYS pela qualidade, onde alguns dos contatos são banhados à ouro, também pela estética. Na figura 6 temos alguns conectores e jack RCA.

 

 

 

Figura 6 - Conectores e Jacks RCA
Figura 6 - Conectores e Jacks RCA | Clique na imagem para ampliar |

 

 

Plugue Banana

Como não poderia faltar, a Rean possui em seu catálogo de plugues banana para as conexões de alto-falantes e outros dispositivos de áudio, para cabos entre 6 e 10 mm. Seus contatos são dourados e com carcaça plástica.

 

Estações e Réguas

A Rean fornece uma gama enorme de estações e réguas para conexões e XLR , muito bom para quem precisa conectar diversos aparelhos, instrumentos e microfones, como vemos na figura 7 algumas estações disponíveis da Rean.

 

 

Figura 7 - Estações e Réguas.
Figura 7 - Estações e Réguas. | Clique na imagem para ampliar |

 

 

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Neutrik

Em 1976, a Neutrik começou a produzir conectores XLR usando um design revolucionário que mudou a indústria. Hoje, a Neutrik é bastante conhecida no mercado a ponto de seus conectores se tornarem um produto em lojas de áudio, onde alguns pedem o nome “- Poderia me ver um conector Neutrik”. Muitos pensariam que a REAN é concorrente da Neutrik, mas não é, pois a REAN é uma marca da Neutrik, onde tem segmentado a produção de determinados produtos, então é possível ver compatibilidade entre os conectores de ambas as marcas.

 

 

 

Conclusão

Para os audiófilos é claro que a qualidade é importante na hora do projeto final, mas vale lembrar que um carro de fórmula 1 não lhe torna um piloto, por este motivo o conhecimento ainda é mais importante que o projeto em si, aliar conhecimento e bons materiais é um fator de sucesso de qualquer processo. Conhecer a Rean e seus conectores aumenta ainda mais as possibilidades do projetista.

 

 

Saiba Mais

https://br.mouser.com/manufacturer/rean-connectors/?utm_source=newtoncbraga&utm_medium=display&utm_campaign=magazine&utm_content=rean