A supressão de ruídos por EMI é um problema enfrentado por cada vez mais equipamentos de tecnologias avançadas e cada vez mais os nossos ambientes estão preenchidos com fontes de ruídos. Assim, nosso componente em destaque visa justamente a supressão de ruídos de EMI. Falaremos dos materiais Eccosorb™ RF-LB de absorção de ruídos EMI da Laird Performance. O artigo foi elaborado com base em informações da Mouser Electronics e do fabricante.

 

Links:

https://br.mouser.com/new/laird-performance-materials/laird-eccosorb-rf-lb-emi-absorbers/ 

https://br.mouser.com/datasheet/2/987/ABS_DS_RF_LB_10132022-3075311.pdf 

 

Os absorvedores para supressão de ruído Eccosorb™ RF-LB EMI da Laird Performance Materials são absorventes elastoméricos à base de silicone com um sistema de preenchimento de baixa frequência aprimorado.

 


 

 

Esses absorvedores são usados ??para suprimir o acoplamento indesejado de potência e correntes ressonantes ou de superfície que causam problemas de EMI. Os absorvedores de supressão de ruído EMI RF-LB apresentam alta permeabilidade, excelente supressão EMI para aplicações de baixa frequência, são flexíveis e livres de poeira.

Esses absorvedores são adequados para a supressão de ressonâncias de cavidade e correntes de superfície. As aplicações incluem telecomunicações/datacom, automotivo, equipamentos médicos, equipamentos de rede, militares e industriais.

Os Absorvedores Eccosorb™ RF-LB EMI podem ser colocados sobre CPUs, chipsets principais e outros dispositivos IC de memória e alimentação para suprimir o ruído irradiado que causa interferência. Esses absorvedores podem ser aplicados a linhas de transmissão de alta velocidade, monitores LCD e elementos de placa de circuito que irradiam energia e causam problemas de EMI.

Na figura 1 temos a curva de desempenho típico desses dispositivos.

 

Figura 1 – Curva característica
Figura 1 – Curva característica

 

 

As principais características desses materiais são:

Alta permeabilidade

Excelente supressão de EMI para aplicações de baixa frequência

Supressão de ruído de campo próximo de alta temperatura adequada para aplicações automotivas

Adequado para supressão de ressonâncias de cavidade e correntes de superfície

Flexível

livre de poeira

UL94 H-B

Compatível com REACH e ROHS

 

Algumas especificações ressaltadas no datasheet:

Propriedades elétricas: Permeabilidade >30 @10MHz

Faixa de frequência de 10MHz a 4GHz

Densidade de 2,2 g/cm3

Faixa de temperatura de serviço de -70°C a 177°C

7,45 x 1011?C resistividade de volume

0,02 (0,5) - 0,12 (3) faixa de espessura disponível em (mm)

±10% de tolerância de espessura

Dureza 70 Shore A (+/- 10)

Inflamabilidade UL94 H-B UL

 

Aplicações sugeridas:

• O absorvedor da série Eccosorb™ RF-LB pode ser colocado sobre CPUs, chipsets principais, outras memórias, CIs de potência para suprimir o ruído irradiado causando interferência com funções de RF, diafonia ou Emissões SAR.

• Pode ser usado para suprimir correntes de ruído de linhas de rastreamento de circuito e cabos planos que agem como antenas radiantes causando problemas de EMI e problemas de diafonia.

• Também pode ser aplicado em linhas de transmissão de alta velocidade, displays LCD e elementos de placa de circuito que estão irradiando ruídos causando problemas de EMI.

• Quando colocado dentro de uma cavidade que está operando nas frequências de micro-ondas mais baixas, Eccosorb™ RFLB série provou ser eficaz no amortecimento de ressonâncias e redução das correntes de superfície