Nosso artigo destaca um componente de vital importância para projetos que envolvam o uso de painéis solares para a produção de energia elétrica. Trata-se se do MAX20361 da Maxim. A Maxim possui um kit de avaliação que descrevemos com base na documentação fornecida pelo fabricante e que se encontra disponível na Mouser Electronics através do link dado abaixo. Também temos o link para compra desse kit.

Mouser:

 

https://br.mouser.com/datasheet/2/256/MAX20361EVKIT-1902892.pdf 

 

Figura 1 - A placa de avaliação MAX20361EVKIT da Maxim
Figura 1 - A placa de avaliação MAX20361EVKIT da Maxim

 

 

O datasheet de 15 páginas fornece todos os recursos para a avaliação do MAX20361. O kit de avaliação MAX20361 (kit EV) é um kit totalmente montado e PCB testado que avalia o MAX20361. O componente consiste num coletor de energia solar para célula única ou multicelular com ponto de potência máxima, rastreamento (MPPT) e medidor de energia.

 

O MAX20261

O MAX20361 é uma solução totalmente integrada para coleta de energia de fontes solares de célula única/multicelular. O dispositivo possui uma corrente quiescente ultrabaixa (360nA),conversor boost capaz de partir com tensões de entrada tão baixas quanto 225mV (tip). Para maximizar a potência extraída da fonte, o MAX20361 implementa uma potência máxima de rastreamento de ponto (MPPT) que permite uma coleta eficiente 15?W a mais de 300mW de entrada de potência disponível. O MAX20361 também possui um carregador integrado e circuito de proteção otimizado para bateria de íons de lítio, mas também pode ser usado para carregar supercapacitores, baterias de filme fino ou capacitores tradicionais.

O carregador possui uma tensão programável de corte de carga com limites programáveis através da interface I2C, bem como desligamento em função da temperatura. O MAX20361 está disponível em 12 solavancos, passo de 0,4 mm,

 

O kit

Os recursos do kit EV consistem num conector Pmod™, permitindo o uso do adaptador USB2PMB2 de placa para fornecer interface I2C. O kit EV possui uma fonte de corrente ajustável integrada e uma célula solar monocristalina para gerar corrente de entrada ao CI. Ele também possui um supercapacitor e resistor de carga para avaliar o carregador integrado do MAX20361.

Além disso, ele inclui circuitos de monitoramento de corrente de carga para detecção conveniente da corrente de saída do MAX20361.

O software do kit EV controla o adaptador USB2PMB2 da placa via USB, que gera comandos I2C. O kit EV é fornecido com jumpers instalados e tensões de alimentação definidas para valores operacionais típicos.

No datasheet encontramos uma descrição detalhada do software além da lista completa de materiais. O diagrama completo do kit também está disponível de modo a facilitar ao máximo seu uso.

Na figura 2 temos o layout típico que é fornecido, possibilitando a identificação de cada componente.

 

Figura 2 – Layout da placa
Figura 2 – Layout da placa

 

 

 

Figura 3 – Circuito típico de aplicação do MAX20361
Figura 3 – Circuito típico de aplicação do MAX20361