Como fazemos periodicamente, exploramos o grande estoque de produtos da Mouser Electronics e escolhemos algo que seja de interesse de todos os nossos seguidores. Nosso destaque para este artigo é um sensor inercial da STMicroelectronics que possui características que podem ser de grande importância para seu novo projeto.

Nota: As informações usadas para elaboração deste artigo foram obtidas no site da Mouser Electronics, onde informações sobre disponibilidade e venda podem ser obtidas, assim como acesso ao datasheet.

https://br.mouser.com/new/stmicroelectronics/stm-ism330is-inemo-module/

 


 

 

O módulo inercial da STMicroelectronics ISM330IS iNEMO é um sistema integrado que combina um acelerômetro digital de 3 eixos e um giroscópio digital de 3 eixos. Essa solução integrada com um consumo de 0,59 mA no modo de alto desempenho permitindo ainda que recursos de baixa energia fiquem sempre ativos para resultados de movimento ideais em aplicações industriais e de IoT.

O módulo inercial STM ISM330IS iNEMO oferece uma faixa de aceleração em escala total de ±2g/±4g/±8g/±16g e uma faixa de taxa angular de ±125dps/±250dps/±500dps/±1000dps/±2000dps. O dispositivo implementa interrupções programáveis e um hub de sensor no chip, que inclui até seis sensores: o acelerômetro interno, o giroscópio e quatro sensores externos.

O ISM330IS incorpora uma categoria de processamento ISPU (unidade de processamento de sensor inteligente) para oferecer suporte a aplicativos em tempo real que dependem de dados do sensor. O ISPU é um núcleo programável de alto desempenho e baixo consumo de energia que pode executar processamento de sinal e algoritmos de IA de borda. As principais vantagens do ISPU são a programação C e um ecossistema aprimorado com bibliotecas e ferramentas/IDE de terceiros.

 

Figura 1 – Modos de sensoriamento
Figura 1 – Modos de sensoriamento

 

 

O ISM330IS otimizou circuitos de hardware de ultra baixa potência para execução em tempo real dos algoritmos. É um recurso de última geração para qualquer nó de sensor sem fio, desde pequenos equipamentos ou acessórios até soluções corporativas para a Indústria 5.0 (por exemplo, detecção de anomalias, rastreamento de ativos, automação de fábrica e assim por diante).

O ISM330IS está alojado em um invólucro de plástico Land Grid Array (LGA) cuja pinagem é mostrada na figura 2.

 

Figura 2 – Pinagem do ISM330IS
Figura 2 – Pinagem do ISM330IS

 

 

O ISM330IS admite dois modo de conexão que são mostrados na figura 3.

 

Figura 3 – Modos de conexão
Figura 3 – Modos de conexão

 

 

Um circuito típico de aplicação é mostrado na figura 4

3.

 

Figura 4 – Conexões para operação no modo 1.
Figura 4 – Conexões para operação no modo 1.

 

Informações completas sobre o uso, modo de funcionamento e características elétricas podem ser obtidas no datasheet de 106 pg disponível no link indicado no início do artigo.