Cada vez mais aplicações que incluam sensores de proximidade e luz ambiente inteligentes com recursos como o reconhecimento de gestos estão sendo incorporadas a aplicações de consumo, dispositivos portáteis como notebooks e tablets.

O projetista que pretenda incluir esses recursos em seu novo projeto deve sempre estar atento ao que há de mais recente no mercado. A Vishay conta em sua linha de produtos com dispositivos que apresentam características que podem ser importantes para seu produto.

Nosso destaque é para o VCNL4035X, um sensor de proximidade e luz ambiente totalmente integrado com apresenta algumas características adicionais se destacam como interface I2C e função de interrupção para aplicações que envolvam o reconhecimento de gestos.

Na função de detecção de proximidade, destacamos a imunidade à luz vermelha, cancelamento inteligente para reduzir o fenômeno de cross talk. Um esquema de persistência inteligente é usado para reduzir o tempo de resposta OS.

Na função de sensoriamento de luz ambiente sua precisão para ALS é de +/-10% e ele apresenta imunidade ao flicker que ocorre na presença de luz ambiente. Além disso, seu espectro de atuação está próximo da resposta do olho humano.

 

Figura 1 – Normalized Spectral response
Figura 1 – Normalized Spectral response

 

 

A função de interrupção que o VCNL4035X01 apresenta é programável para ALS e OS como limiares superior e inferior. Ela apresenta recurso de persistência ajustável de modo a evitar falsos disparos em ALS e PS.

 


 

 

 


 

 

Nas aplicações em que envolvam gestos o dispositivo suporta as funções 2D e 3D. No link podem ser acessando o datasheet completo através da Mouser Electronics e sua disponibilidade para compra.

 

Conclusão

Pensando num nova projeto que envolva o sensoriamento de proximidade e luz ambiente, os projetistas podem contar com uma infinidade de produtos. Neste artigo, em especial destacamos o VCNL4035 da Vishay que inclui recursos como aplicações que envolvam o reconhecimento de gestos. De pequenas dimensões, com uma faixa de operação de 2,5 V a 3,6 V ele pode ser a sua escolha para o seu próximo projeto.