Meio ambiente é tema em alta em nossos dias e a tecnologia pode dar uma contribuição valiosa para a indústria interessada em desenvolver projetos que atendam os que objetivam contribuir com a melhoria do meio ambiente. Mais que isso, que pretendam criar produtos amigáveis ao meio ambiente, atendendo as normas existentes. Explorando o estoque de componentes da Mouser, escolhemos um que pode ser de interesse para seu projeto que envolva o relacionamento com o meio ambiente.

O Barômetro duplo de Saída Digital Absoluta ILPS28QSW da STMicroelectronics é um sensor de pressão absoluta piezoresistivo ultracompacto que funciona como um barômetro de saída digital. O dispositivo apresenta uma escala completa dupla até 4060hPa selecionável pelo usuário. O dispositivo incorpora um elemento sensor e uma interface IC que se comunica através da interface I2C ou MIPI I3CSM do elemento sensor para o aplicativo. O ILPS28QSW oferece menor consumo de energia, alcançando menor ruído de pressão do que seu antecessor.

 

Figura 1 – O invólucro
Figura 1 – O invólucro

 

 

O STM ILPS28QSW está alojado em uma embalagem LGA de cerâmica com uma tampa de metal e tem garantia de operação em uma faixa de temperatura que vai de -40°C a +105°C. O invólucro tem uma abertura para permitir que a pressão externa alcance o elemento sensor. O gel dentro do IC protege os componentes elétricos da água, e a tampa de metal é, opcionalmente, conectada ao solo ou deixada flutuando eletricamente no layout do PCB de aplicação. A conexão da tampa de metal é determinada de acordo com a aplicação de destino do cliente.

Na figura 2 temos um diagrama de blocos mostrando a arquitetura desse componente.

 

Figura 2 – Diagrama de blocos
Figura 2 – Diagrama de blocos | Clique na imagem para ampliar |

 

 

O ILPS28QSW pode operar com pressões de 260 hPa a 1 260 hPa no modo 1 e de 2 260 a 4 060 hPa no modo 2; A alimentação é feita com tensões de 1,7 V a 3,6 V e o consumo é de 1,7 uA.

Dentre as aplicações relacionadas com o meio ambiente podemos citar a utilização em estações meteorológicas, monitoramento de água e de gás, barômetros externos, ventiladores, filtros além de outras que estão detalhadas no datasheet que pode ser acessado pelo link abaixo.

 

Mais informações em:

https://br.mouser.com/new/sensors/stm-ilps28qsw-barometer/n-5gejZ2bv3b5